A crescente demanda por moradias em cidades pós-COVID-19. Baixas taxas de juros, retorno ao escritório para várias empresas, bem como o crescimento do varejo físico com pessoas saindo para fazer compras. Esses são apenas alguns dos fatores que impulsionarão o crescimento do setor imobiliário em 2023.
Tecnologia emergente
A tecnologia emergente continuará a gerar demanda por imóveis como uma categoria em 2023. Já estamos vendo pessoas comprando terrenos no metaverso por meio de NFTs (Tokens não fungíveis), e essa tendência crescerá, pois as pessoas verão isso como uma oportunidade de investimento e tentarão obter receita com o aluguel de suas terras.
O uso de AR/VR se tornará comum no setor imobiliário, bem como em outras categorias de alto valor, como automóveis, joias finas, bens de consumo duráveis, etc., pois os clientes gostariam de experimentar o produto no conforto de suas casas. É claro que, no caso de imóveis, a decisão de compra será tomada apenas após uma visita ao local em 95% dos casos.
A influência do marketing de influenciadores
Relatórios recentes indicam que a indústria de marketing de influenciadores crescerá 25% nos próximos cinco anos e será um mercado de bilhões de dólares em todo mundo. Por que esse dado é importante para o setor imobiliário? Porque o crescimento no setor imobiliário está sendo impulsionado pela Geração Z e pelo público da geração do milênio, mesmo na faixa etária de 23 a 25 anos comprando casas.
Obviamente, isso foi resultado da pandemia e da geração mais jovem passando mais tempo dentro de casa, procurando assim uma casa própria. As baixas taxas de juros e a natureza de “altos retornos” dessa categoria de investimento são os outros fatores determinantes dessa tendência pós-pandemia. No entanto, as marcas imobiliárias precisam perceber que os influenciadores – tanto micro quanto macro, são uma das formas mais eficazes de alcançar esse segmento de consumidores e ganhar sua confiança.
CRM mais inteligente no Setor Imobiliário
É provável que o setor imobiliário tenha maior adoção da automação de CRM (Customer Relationship Management). A automação no CRM ajuda a gerenciar melhor os leads e aumenta a eficiência nas equipes, selecionando apenas os clientes em potencial que estão genuinamente interessados nos produtos ou serviços de uma empresa. À medida que os negócios crescem e as equipes gerenciam vários projetos em várias regiões, haverá a necessidade de automatizar grande parte do processo de pré-vendas no setor imobiliário. Juntamente com o processo de nutrição de leads para gerar conversões mais altas.
Venda mais leve
O setor imobiliário como categoria sempre teve a reputação de vender muito seus produtos e ser muito agressivo em sua comunicação. A indústria que costumava se concentrar amplamente na comunicação liderada por ofertas/negócios para criar uma urgência no mercado, especialmente no momento do lançamento, gradualmente mudará para vendas mais suaves. Isso porque, o consumidor pós-pandemia, que está passando muito mais tempo em casa, é um consumidor mais criterioso. Portanto, o foco estará na criação de uma proposta de valor única para acabar com a confusão e oferecer o mesmo ao cliente por meio de uma comunicação significativa. Para as marcas líderes no espaço, haverá um foco maior na educação dos clientes por meio da criação de conteúdo.
O Quinto P do Marketing no Setor Imobiliário
A “Personalização” está sendo apontada como o quinto e um dos mais importantes Ps do Marketing. Felizmente, para os profissionais de marketing, isso não é inatingível. Hoje, dada a quantidade de dados a que se tem acesso e também graças à IA. Estima-se que 80% dos consumidores hoje estão mais interessados em interagir e fazer transações com empresas que personalizam a experiência e a comunicação para eles do que aquelas que não o fazem. No próximo ano, mais e mais marcas imobiliárias entrariam no marketing baseado em personas, em vez de adotar uma abordagem de “spray and pray”.
A categoria imobiliária é uma das maiores infratoras quando se trata de enviar sms e e-mails irrelevantes para os usuários sem realmente estudar os perfis do público e se as pessoas realmente precisam de seus produtos. O setor imobiliário, como categoria, tem se apoiado principalmente no marketing de massa. No entanto, isso está prestes a mudar. Com empresas imobiliárias sofisticadas entendendo que mais de 90% dos consumidores consideram as mensagens em massa irritantes e intrusivas. Isso resulta em uma redução das principais métricas da marca, como preferência e afinidade.
Foco no Marketing de Indicação
Com histórias de construtores que não entregam projetos no prazo, deixando os compradores de casas na mão. E desenvolvedores enganando os clientes com seu dinheiro suado, a confiança é uma moeda que está se esgotando no mercado imobiliário. No entanto, a confiança é o elemento mais importante em uma categoria de alto valor. Na qual os clientes investem grande parte das economias de suas vidas. Os agentes imobiliários perceberão que o marketing de referência ou o marketing boca a boca podem liberar um enorme potencial de crescimento. Desde que sejam capazes de criar uma experiência superlativa para o cliente e encantar cada cliente.
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