Existe algo mágico na fotografia em preto e branco, não é verdade? A beleza atemporal das fotos, a emoção que elas trazem, os diferentes contrastes de iluminação que ganham vida. Por muito tempo, a fotografia em preto e branco foi o único meio disponível na fotografia.

Embora a fotografia colorida também exista há muito tempo (a primeira foto colorida foi tirada em 1861), foi somente na década de 1960 que a cor realmente começou a dominar o mundo, e tem sido assim desde então.

Algumas pessoas podem pensar que as fotos em preto e branco são antiquadas e não têm utilidade no mundo moderno. No entanto, há uma razão pela qual ela se mantém e ainda é popular: ela é clássica!

Claro, tirar fotos coloridas é ótimo, mas uma foto em preto e branco pode trazer uma nova perspectiva e estética às suas fotos que não podem ser expressas por meio de cores. E neste texto, o FOTOP apresenta algumas dicas interessantes sobre como tirar a foto em preto e branco perfeita.

Inspire-se

Aqui está um exemplo óbvio que muitas pessoas esquecem de fazer. Se você quer ser bom com fotografia em preto e branco, deve olhar para fotos e filmes antigos para se inspirar. Na época em que as pessoas tinham a limitação tecnologia contra eles, tinham que criar algumas fotos fantásticas em preto e branco para conquistar o público.

Veja alguns filmes antigos e fotos para ter algumas ideias. Você pode ver fotos contemporâneas em preto e branco também.

O melhor de tudo é que essas imagens e vídeos já estão disponíveis. Filmes antigos podem ser encontrados online sem muitos obstáculos e fotos antigas estão apenas a uma pesquisa do Google de distância. Não há desculpa para não olhar para a mídia em preto e branco do passado e no presente para obter alguma inspiração.

Encontre uma foto ou um filme que atraia sua atenção. Por que atrai sua atenção? O contraste? A textura? Encontre o motivo e tome nota.

Enfatize o contraste

Uma vez que a fotografia em preto e branco envolve apenas o preto, branco e sombras intermediárias, sempre enfatize o contraste nas fotos que você tira. Ao tirar uma foto, pense em como ficará em preto e branco. Um céu claro parecerá interessante quando contrastado com um objeto escuro.

Ter a silhueta de uma pessoa ou objeto na frente de um fundo claro criará um contraste impressionante. Os contrastes também são usados na fotografia de moda em preto e branco; as opções de experimentação criativa são ilimitadas. Tire algumas fotos e procure os elementos contrastantes. Isso pode ajudá-lo a descobrir como tirar a foto perfeita.

Teste a exposição

Com a fotografia em geral você não quer ficar na exposição “normal” para sempre. A fotografia de retrato em preto e branco é uma boa área para experimentar a exposição. Às vezes, com superexposição ou subexposição, suas fotos podem adicionar alguns efeitos dramáticos. Isso é especialmente importante com a fotografia em preto e branco.

Experimente vários níveis de exposição e veja qual apresenta o melhor resultado. Além disso, observe a exposição da luz natural. A luz plana, onde não há muita exposição, pode melhorar um pouco a imagem. Eu recomendo tentar diferentes níveis de luz.

Dualidade preto e branco


Ao fotografar em preto e branco, os escuros nunca podem ser muito escuros na maioria dos casos. Se você fotografar alguns tons escuros, seja na sua câmera ou editando-os na pós-produção, você poderá fazer os brancos ficarem mais destacados. Na verdade, os brancos e os cinzas aparecerão mesmo se forem fracos.

Fazer suas fotos se destacar é essencial. Observe no visualizador um objeto que se destaca e, em seguida, observe o resto da foto em busca de quaisquer outros detalhes que possam ter perdido.

Procure padrões

Uma boa foto normalmente tem algum padrão. Algo que faça com que os olhos do espectador sigam o padrão e, também, procurem por mais. Os padrões podem ser pedras no chão, folhas de grama, carros indo da esquerda para a direita e qualquer outro objeto, textura ou desenho repetido.

Por exemplo, capturar padrões em fotografia de rua em preto e branco pode tornar suas imagens distintas e fazer com que o assunto principal realmente chame a atenção. Os padrões funcionam muito bem na fotografia em preto e branco porque não há cores para distraí-lo.

Ao tirar uma foto, procure padrões. Se o seu olho segue um padrão, isso pode ser um bom sinal de que você deve fazer essa foto.

Experimente filtros

Usando filtros, você pode controlar a quantidade de luz que entra em sua câmera. Isso pode ser um grande recurso para usar na fotografia de paisagem em preto e branco para tornar a imagem um pouco mais escura ou adicionar ainda mais contraste.

Filtros parciais em sua câmera também podem ajudar. Se um canto do quadro estiver claro, tente escurecê-lo com um filtro. Experimente com o filtro ativado e sem ele, isso permitirá que você veja quais fotos ficarão melhores com um filtro e quais não. Um fotógrafo não pode ter sucesso sem alguma experimentação, então faça acontecer.

Softwares para aprimorar suas fotos

Com a fotografia em preto e branco, você também precisa pensar na pós-produção. O Photoshop e o Lightroom podem definitivamente ajudar a tornar suas fotos em preto e branco ainda melhores, mas existem programas projetados especificamente para fotos em preto e branco. Existe um programa chamado Silver Effex Pro 2.

Este é um plugin que aprimora suas fotos em preto e branco. Ele agiliza seu processo fotográfico de pós-produção e torna muito mais fácil fazer uma boa foto. É uma ótima ferramenta para se ter.

Os smartphones de hoje também são capazes de lidar com um fluxo de trabalho intensivo de fotografia graças a aplicativos intuitivos como o Instasize, que pode ajudá-lo a ajustar os níveis de luz e sombras em sua foto em preto e branco, ao mesmo tempo em que realça detalhes importantes.

O objetivo é expressar emoções, não apenas remover cores

Existem algumas fotos que você pode achar que ficarão ótimas em preto e branco porque simplesmente não têm cor. Uma foto de um piso xadrez preto e branco. Um close de uma zebra. Um céu escuro e cinza.

Você pode pensar que essas fotos vão se beneficiar com um filtro preto e branco, mas a verdade é que uma ótima fotografia em preto e branco tem tudo a ver com contar uma história, destacando um assunto e expressando emoções, sem a distração das cores. Pense nisso sempre que tirar uma fotografia, o que quer transmitir com aquela imagem.

Não tenha medo de usar o Flash

Flash é meio tabu quando se tira fotos naturais, não é? No entanto, na fotografia em preto e branco, um flash pode ser essencial. O flash cria vários tons de cinza quando você transforma essa foto em preto e branco, permitindo mais contraste. Você pode não pensar muito sobre isso enquanto fotografa, mas na pós-produção, o flash pode adicionar algum contraste à sua foto, mostrando todos os vários tons de cinza. Experimente e veja o que você pode descobrir.

Em resumo, a fotografia em preto e branco tem tudo a ver com a busca por uma nova perspectiva e a criação de um visual que é melhor contado sem o uso de cores. Você já experimentou essa técnica visualmente artística e satisfatória? Se não, tente olhar além das cores e veja a beleza primorosa do mundo em preto, branco e cinza.

Você é fotógrafo profissional? Já pensou em integrar uma rede de fotógrafos com mais de 15 mil membros e ainda ser indicado para trabalhos diariamente? Então conheça o FOTOP e se cadastre. Clique aqui.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!

Pin It on Pinterest

Share This