A maioria das câmeras digitais compartilham recursos comuns, como modos de exposição e configurações de foco. Vários modos de medição em todas as DSLRs. Eles oferecem diferentes maneiras de ler os valores de luz que entram em uma câmera e determinar a exposição adequada. Nos primórdios da fotografia, usava-se o método TTL (através da lente). Assim, as câmeras digitais de hoje usam métodos muito mais refinados de avaliar a luz, garantindo fotos mais nítidas. No artigo de hoje do Fotop, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tema.

Como uma câmera avalia a exposição

Uma câmera digital primeiro coleta certas informações para usar em sua decisão de exposição. As condições de luz que afetam o quadro desempenham o papel principal nessa decisão. Então a câmera entra no processo de avaliação. Usando as informações coletadas e certas regras, a câmera calcula o valor da exposição. (A faixa de luz mede com números baixos sendo mais escuros, ou seja, valor de exposição 1, com números altos atribuídos ao mais claro, ou seja, valor de exposição 12.)

Modos de medição para fotos mais nítidas

Centro ponderado, avaliativo, pontual e multiárea estão entre os diferentes modos de medição para fotos mais nítidas. Todas as câmeras têm algum tipo de modo Centralizado e Avaliativo. Algumas DSLRs também incluem os modos Spot e Multi-Area. A medição ponderada ao centro faz sua medição a partir do centro do visor. Por isso, este modo obtém uma leitura precisa de um ponto crítico e funciona bem quando há uma faixa uniforme de valores de luz.

A média ponderada no centro é útil quando você deseja enfatizar o assunto, pois a média da exposição é calculada em torno do centro.

Certas câmeras oferecem uma opção avaliativa de ponderação central, na qual toda a imagem é considerada. No entanto, ao calcular a exposição, o ponto central da imagem ainda recebe mais atenção.

A medição avaliativa funciona dividindo a imagem em seções. O número desses segmentos varia de uma câmera para outra. Assim, o medidor lê o valor da luz proveniente de cada um desses segmentos e calcula a melhor exposição.

A medição pontual mede um ponto ou área muito pequena da imagem para basear a exposição. A medição pontual é útil quando a área ao redor é mais escura ou mais clara que o próprio objeto. Por isso, este método é preferido ao trabalhar em situações de iluminação difíceis e funciona bem quando você tem uma área específica da imagem que é crítica para a exposição.

Área múltipla fornece um tipo adicional de medição que mede os valores de luz em torno das áreas de detalhes de seus assuntos. Por isso, este tipo de medição oferece melhores resultados de iluminação.

Dicas de fotos mais nítidas

  • Áreas claras e objetos brancos. Aponte a medição pontual para a área mais clara da cena. Verifique a exposição sugerida e diminua a configuração de abertura em 1. Esta técnica é adequada ao fotografar uma praia de areia clara, um pôr do sol ou uma cena com neve.
  • Áreas Escuras. Aponte a medição pontual para a área mais escura. Por isso, verifique a exposição sugerida e aumente a configuração de abertura em 1. Esta técnica obterá os tons corretos.
  • Áreas de meio-cinza. Para capturar detalhes de uma área meio cinza, defina a câmera para a “exposição sugerida”.

O uso de vários modos de medição permite que você entenda como a câmera avalia a luz em vários modos de medição. Assim, experimentar diferentes modos de medição permitirá que você capture cores vivas e aumente suas habilidades fotográficas.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.