Fotógrafos – amadores e profissionais – têm uma coisa em comum: eles nunca pensariam em deixar câmera em casa quando viajam. Embora viajar seja uma ótima oportunidade para capturar fotos memoráveis, poucas pessoas querem cobrir o risco de danos ao seu equipamento fotográfico enquanto estão em trânsito. Portanto, siga estas dicas para garantir que seu equipamento fotográfico permaneçam seguros.

1. verifique sua câmera antes de embalar

Certifique-se de que tudo na câmera esteja intacto. Verifique as tampas das lentes, tampas USB, painel da bateria, etc. Isso também ajudará você a perceber se houve algum dano causado durante suas viagens anteriores.

2. não se esqueça do carregador de bateria

Ao embalar sua câmera, certifique-se de trazer o carregador de bateria. Você não gostaria de ter uma viagem programada para vários dias e ter a bateria descarregada antes do primeiro dia terminar, e seu carregador inadvertidamente deixado em sua casa.

3. tenha em mãos um equipamento de lente e câmera

Se você for fotografar em locais com mau tempo, sua lente precisará de limpeza sempre que usar sua DSLR. Por isso, um pano macio (como pano para limpar óculos) para limpar as lentes deve estar em sua bolsa.

Nota: Nunca limpe uma lente seca, você deve respirar um pouco de umidade no vidro e depois limpá-lo.

4. retire a lente do corpo da câmera

Se você tiver uma câmera com lente removível, não viaje com a lente ainda presa ao corpo da câmera. Se você esquecer de desconectar a lente, poderá causar alguns danos às roscas que são usadas para prender a lente ao corpo da máquina (se ela se deslocar durante a viagem, pode haver pressão na lente).

Observação: não se esqueça de colocar corretamente a tampa da lente, a tampa traseira da lente e a tampa do corpo. Isso é para garantir que nenhuma sujeira possa entrar e danificar qualquer parte do corpo ou da lente .

5. use uma bolsa específica para equipamentos fotográficos

Se você tiver um equipamento caro para sua câmera, talvez queira comprar uma bolsa para câmera com enchimento interno. Algumas dessas bolsas ou estojos acolchoados são feitos para vários tipos de lentes ou corpos de câmera, até mesmo o tipo de seu estilo de fotografia. No entanto, se não encontrar uma bolsa especializada, você pode embalar sua câmera em uma bolsa com almofadas ou embrulhá-la antes de colocá-la na bagagem de mão. Veja também se o LCD vai primeiro. É melhor que sua câmera fique deitada de costas para evitar estresse na área da lente.

Observação: Se você colocar sua câmera em uma bolsa de mão com artigos de higiene, coloque-a dentro de uma sacola plástica para protegê-la de derramamentos inesperados de líquidos.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.