São diversas as situações em que os donos de imóveis podem ter que vender sua residência com urgência, em situações como ter que se mudar para começar um novo emprego, término de relacionamento em casa ou simplesmente precisar vender a casa atual para concluir a transação em uma nova residência. Independentemente do motivo, existem estratégias que podem ajudá-lo a conseguir uma venda de imóvel mais rápida. Confira as dicas no texto de Fotop de hoje.
1. Ajuda de um corretor experiente na venda de imóvel
Quando o tempo é primordial, você não pode arriscar em um profissional de começo de carreira. Pelo contrário, trabalhe com um agente imobiliário que conhece o mercado e já ajudou vendedores anteriormente.
Assim, procure corretores que trabalham na sua área há anos e que tenham vendido muitas casas. Eles provavelmente terão conexões que o ajudarão a encontrar o comprador certo. Quando você começar a entrar em contato com esses profissionais, informe-os qual é o seu prazo ideal para ver se é realista e como eles podem ajudá-lo a alcançá-lo.
Por fim, não tenha medo de entrevistar vários corredores: a maioria dos compradores escolhe o primeiro com quem fala, mas você pode encontrar várias opções procurando um pouco mais. Uma dica é verificar suas avaliações on-line ou pergunte sobre clientes anteriores que você pode contatar como referências.
2. Defina um preço competitivo
Veja por que casas como a sua na mesma área foram vendidas recentemente, pesquisando sites imobiliários on-line. Em seguida, calcule o preço por metro quadrado dessas vendas. Para fazer isso, basta dividir o preço pelo número de metros quadrados. Pegue esse número e aplique-o à metragem quadrada da sua casa para obter um preço inicial razoável.
Lembre-se de que você pode querer aumentar esse número se sua casa for objetivamente mais desejável (se tiver piscina, suítes, garagem etc) ou abaixar se for menos desejável (como se o telhado precisar ser substituído, vazamentos etc).
Mas por que tomar cuidado com o valor definido na hora da venda de imóvel?
Sua casa aparecerá em mais pesquisas. Os compradores geralmente definem um preço máximo quando pesquisam listagens on-line. Você não quer perder potenciais oportunidades porque seu preço de listagem é de R$ 505.000 em vez de R$ 499.000, por exemplo. Por outro lado, os compradores também podem estar dispostos a esticar um pouco seus orçamentos se encontrarem uma casa que realmente gostarem.
Agora, se o preço da sua casa estiver abaixo do valor de mercado, é provável que você receba várias ofertas. Você pode acabar vendendo pelo que sua casa realmente vale, mas o preço mais baixo pode atrair mais atenção e ajudá-lo a vender ainda mais rápido.
Se você estiver trabalhando com um corretor imobiliário, ele o ajudará a determinar a estratégia de preços certa para o seu mercado. Mas se você está indo sozinho, considere essas estratégias como ponto de partida.
3. Limpe e organize sua casa
Limpar e organizar sua casa antes de listá-la em sites de venda pode parecer óbvio na hora da venda de imóvel. Mas navegue pelas listagens de imóveis e provavelmente encontrará algumas casas em desordem e/ou sujas. Isso pode ser bastante desagradável para os compradores, que provavelmente terão dificuldade em se imaginar se movendo se a desordem e o lixo ainda estiverem no caminho, além de desvalorizar o seu imóvel.
Se você não tiver tempo ou capacidade física para cuidar disso por conta própria, seu corretor provavelmente sabe quem você pode contratar para limpar e organizar. Ou se o seu orçamento estiver apertado, considere pedir ajuda a amigos e familiares.
4. Tire fotos profissionais
Muitos compradores vêem as casas pela primeira vez online. Por isso, fornecer fotos excelentes é fundamental. Aqui estão alguns fatores que contribuem para fotos de imóveis de alto nível:
- Limpeza, arrumação e preparação prévia;
- Luz da manhã ou do início da noite;
- Iluminação suplementar;
- Enquadrando e edição de cada foto;
- Evitar filtros óbvios (eles tendem a parecer falsos e podem fazer parecer que você está escondendo algo)
- Fotos de grande angular (mas não tão amplas que sejam distorcidas ou enganosas);
- Mais de uma perspectiva de cada quarto;
- Ordem lógica, começando com uma foto exterior atraente;
- Evitando duplicatas acidentais.
Você também pode considerar estas dicas na hora da venda de imóvel:
Fotos de drones: podem fornecer uma noção de como são os arredores mais próximos e a vizinhança mais ampla. Eles também provavelmente serão de maior qualidade e mais atuais do que as vistas de rua que os compradores podem ver no Google Maps.
Visita 3D: ajudam os compradores a sentir que estão em sua futura casa.
5. Venda para alguém que você conhece
Vender para alguém que você já conhece – como um amigo ou membro da família – pode eliminar algumas burocracias do processo de venda de casa, além de fazê-lo evitar o pagamento da comissão ao corretor.
Contudo, lembre-se de que vender para alguém que você conhece pode causar tensão em seu relacionamento se as coisas não saírem conforme o planejado.
Quão rápido você pode vender uma casa depois de comprá-la?
É possível vender uma casa logo depois de comprá-la, embora vender rápido demais possa significar perder dinheiro com os custos de compra, venda e mudança, além de diminuir ou aumentar o patrimônio.
Normalmente, é melhor esperar pelo menos dois anos antes de vender para compensar as despesas de fechamento com o patrimônio que você pode construir durante esse período. Mas, em última análise, você terá que decidir se vale a pena esperar pelo ponto de equilíbrio, dependendo de suas circunstâncias individuais e da necessidade de vender. Se você precisar sair de casa mais rapidamente, leve em consideração as possíveis perdas com antecedência.
Como as imagens podem ajudar na venda de imóvel?
O uso de imagens de qualidade é uma forma de impulsionar a venda e locação dos imóveis, especialmente para o público que ainda não se sente confortável na visita presencial e vai optar pelas visitas virtuais. Com o uso das visitas 360 e imagens profissionais de todos os cômodos e detalhes da residência, o acerto entre interessado e imobiliário ou proprietário fica mais fácil.
Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.
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