É inegável que o e-commerce atingiu números históricos e conquistou, de vez, o gosto geral desde o início da pandemia do coronavírus. Por conta do home office, três cenários muito importantes tiveram que ser considerados por quem comercializa online: quem estava trabalhando de casa – mas teve seu salário diminuído -, as pessoas que foram demitidas e precisaram se reinventar e as lojas que precisaram ativar rapidamente o e-commerce para sobreviver.
Assim, o comércio online se tornou uma saída extremamente eficaz, sendo responsável por 58% das vendas dos lojistas no Brasil em 2021, segundo pesquisa da Mundi Map e E-Commerce Brasil. Com esse cenário, as expectativas do e-commerce para o último trimestre de 2022 seguem em alta, considerando a atipicidade presente nos próximos meses e como o mercado se movimentam.
Dados comprovando crescimento do e-commerce
Estudo divulgado pela HostGator no último mês de agosto mostrou que o número de negócios online deve crescer 24% no Brasil até o final de 2022. O valor fica acima do crescimento de 17% registrado em 2021. Ambos foram feitos com cruzamentos de dados da SmartHint e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Outro fator importante é que o Mercado Livre, principal player do e-commerce nacional, apresentou um crescimento de GMV (métrica que se aplica ao varejo online e que ajuda as empresas a identificarem quanto de receita foi gerado pelos seus canais digitais em um período específico) de 32% só no primeiro semestre de 2022. Assim, há uma grande expectativa para este segundo semestre.
Antes de tudo, a grande questão é que estamos entrando no último trimestre de 2022. É uma época em que as pessoas vêm se preparando para grandes comemorações anuais. Um exemplo é a tão conhecida Black Friday, com grandes ofertas presenciais e virtuais de diversos itens.
Em outros eventos, como Dia das Crianças, Halloween e Natal, as vendas de lojas físicas e online tendem a ser maiores – mais do que o dobro – do que as do ano passado. É exatamente para esses quatro eventos que as lojas vêm se preparando.
Além de tudo isso, um dos eventos mais importantes no mundo e que mobiliza muito os brasileiros também acontece no fim deste ano: a Copa do Mundo, pela primeira vez promovida nessa época. Trata-se de um dos últimos trimestres anuais mais agitados que já se viu.
Expectativas para a Copa
De acordo com a pesquisa da Opinion Box, os consumidores esperam que nesse período surjam ofertas nas categorias de eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis. São produtos de valores mais altos e, portanto, a população considera que vale a pena aguardar pelas oportunidades preparadas pelas empresas. Assim, outra categoria que deve se manter em alta é a de Moda e Acessórios.
Portanto, é preciso estar atento às necessidades do consumidor para conseguir conquistá-lo e manter um bom relacionamento no pós-venda. Para as marcas, é importante unir o que aprenderam durante a pandemia e investir em estratégias. Especialmente as baseadas em dados para traçar metas precisas e alavancar as vendas nesta reta final de 2022.
Por fim, se você deseja obter algum benefício dos sites de mídia social, fotos atraentes de produtos são uma necessidade absoluta. Redes sociais visuais como Instagram, Pinterest e Facebook são ótimos lugares para compartilhar seus produtos e gerar buzz para o que você vende. Mas você deve ter fotos de produtos atraentes para realmente aproveitar essas comunidades.
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