A tecnologia mudou radicalmente a forma de fazer negócios no setor imobiliário — e as mudanças chegaram também ao segmento econômico. O cliente interessado em comprar um imóvel hoje pode visitar os apartamentos, informar-se sobre documentação e até assinar contrato de compra de forma virtual. Esse modelo cresceu durante a pandemia e tornou-se um braço permanente de venda nas empresas.

Através de um aplicativo de celular ou pelo site da empresa, o cliente pode fazer um tour virtual no decorado com óculos de realidade aumentada ou até mesmo em 3D, assistir a vídeos com apresentação do imóvel por um arquiteto e ainda ter análise de crédito por meio da documentação enviada por e-mail. Negociação de valores e condições de parcelamento da entrada também pode ser 100% digital.

Objetivo da venda virtual

O objetivo é oferecer todas as possibilidades e deixar o cliente à vontade para escolher. Desde fazer apenas uma etapa presencial as outras, on-line ou fazer todo o processo de forma digital.

O número de clientes que optam por adquirir um imóvel de maneira 100% digital ainda é pequeno, mas vem crescendo desde o início da pandemia, passando de 10% para 20% do total de imóveis vendidos. Em contrapartida, os que ainda preferem fazer todo o processo por meio presencial não passam de 1%.

Quando tudo era presencial, o fechamento do negócio levava mais tempo, porque era necessário marcar horário para a visita e, às vezes, havia dificuldade de deslocamento dos clientes. O tempo médio para fechar uma compra com todas as etapas presenciais era de 40 dias, hoje caiu para a metade.

Na prática, o encontro presencial pode acontecer somente na vistoria do imóvel, antes da entrega das chaves, quando costumeiramente fazer um encontro com os proprietários para celebrar o momento. Para muitos, é a realização do sonho da casa própria. Em média, 50% dos compradores optam por assinar o contrato de forma digital.

Antes, as pessoas precisavam ir muitas vezes ao estande para levar documentos. Agora, tudo pode ser feito via online. Os que mais se adaptam a esse modelo são os jovens, mais acostumados a comprar pela internet. Os investidores também costumam fazer tudo digitalmente.

Tenha fotos de qualidade para complementar o tour virtual

Por fim, é importante que, além do tour virtual, você também tenha algumas fotos de qualidade prontas para acompanhar o passeio. Como os inquilinos costumam tirar suas próprias fotos durante uma exibição, as fotos que você fornece a um possível morador após uma exibição virtual podem ser mais detalhadas e gerar maior interesse.

Vale ressaltar que um tour virtual pelo imóvel pode não ser capaz de substituir completamente uma exibição presencial. Mas ajuda com a conveniência e elimina interações desnecessárias. O interessado pela propriedade pode decidir que precisa ver o local pessoalmente antes de assinar o contrato, mas oferecer passeios virtuais pode pelo menos ajudar a diminuir as reuniões pessoais com pessoas que não estão realmente interessadas.

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