Os fundos imobiliários, ou oficialmente um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um conjunto de recursos destinado à aplicação em empreendimentos imobiliários. Isso pode variar desde a construção a aquisição de imóveis para locação até arrendamentos.

Mas o que isso significa? O investimento em imóveis é feito através de três maneiras: comprando para revender depois da propriedade valorizar, alugando ou aplicando em cotas de fundos imobiliários.

Eles se assemelham aos investimentos tradicionais, já que um gesto gere os recursos captados, que tem o dever de analisar o mercado e atingir as melhores opções para o momento.

Mas como funcionam os fundos imobiliários?

Ao contrário dos Fundos de Investimento, os Fundos Imobiliários são negociados diretamente na bolsa de valores. Além disso, requer dos investidores conhecimentos básicos sobre a compra e venda de ações. Os FIIs são negociados por meio de cotas, adquiridas por meio de uma corretora, por exemplo.

Essas cotas representam uma fração de um imóvel e com ela o investidor fica apto a receber mensalmente o lucro referente a esse aluguel. O investimento em Fundos Imobiliários atua como se fosse em um imóvel físico, porém sem nenhuma burocracia, além de oferecer uma série de vantagens.

Tipos de fundos imobiliários

Fundos de tijolo

A compra de direitos sobre imóveis é o destino do capital. O objetivo é ter renda através da locação desses imóveis. O risco nesse tipo de investimento é o atraso no pagamento de aluguéis ou nos espaços vazios que ficam sem gerar renda enquanto não há locadores interessados.

Fundos de papel

Eles também são conhecidos como FIIs de recebíveis ou FIIs de ativos financeiros. Esses fundos não compram os imóveis em si e sim, os títulos ligados ao mercado imobiliário, como a Letra de Crédito Imobiliário, a LCI, e o Certificado de Recebíveis Imobiliários, o CRI. Assim, o principal risco está relacionado ao pagamento dessas aplicações pelos seus emissores.

Fundos híbridos

Como o nome diz, é uma fusão de papéis tanto do segmento imobiliário quanto em investimento diretamente nos imóveis propriamente ditos. A vantagem de se investir nos Fundos Imobiliários Híbridos se refere à sua diversificação.
Qual o rendimento de um fundo imobiliário?

A maioria dos Fiis tem renda mensal que geralmente vem do aluguel de imóveis. Assim, por lei, eles devem distribuir, no mínimo a 6 meses, pelo menos 95% de seus lucros para seus cotistas, de maneira proporcional à quantidade de cotas de cada um.

Além disso, também é possível obter retornos com a valorização da cota, cujo preço unitário pode variar com o tempo, seja por influência do mercado ou valorização patrimonial do fundo.

A origem dessa renda pode depender do acordo com o tipo de fundo. Ou seja, pode ser proveniente de aluguéis, da receita de incorporação ou ganho de capital na venda dos direitos reais sobre os imóveis. Até mesmo de juros ganhos com os títulos e valores mobiliários, podendo também ser uma combinação de todos os fatores.

Como as imagens podem ajudar na venda de imóveis?

O uso de imagens de qualidade é uma forma de impulsionar a venda e locação dos imóveis, especialmente para o público que ainda não se sente confortável na visita presencial e vai optar pelas visitas virtuais. Com o uso das visitas 360 e imagens profissionais de todos os cômodos e detalhes da residência, o acerto entre interessado e imobiliário ou proprietário fica mais fácil.

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram