Desde o surgimento do coronavírus, uma das soluções que muitos restaurantes encontraram para poder continuar trabalhando é vender pelo delivery. Com isso, muitos empreendimentos aprenderam na prática a importância da fotografia culinária.
Essa técnica fotográfica é essencial para os restaurantes delivery. Afinal, ela pode ser a diferença entre algumas centenas de pedidos, por exemplo. Porém, como aproveitar ao máximo a eficácia da fotografia culinária no seu restaurante delivery?
O que é a fotografia culinária?
A fotografia culinária se dedica exclusivamente a retratar pratos e alimentos de diversas maneiras. O seu objetivo principal é explorar as diferentes nuances de cada comida e despertar no cliente o desejo por aquele prato.
Se você usa as redes sociais, provavelmente já viu aqueles vídeos que mostram como são feitas as “fotos das lanchonetes mais famosas”. Nos vídeos, produtos que não tem relação alguma com alimentos, como espuma de barbear, simulam determinados ingredientes, como o chantilly.
Esses vídeos ajudam a compreender como funciona a fotografia culinária, mas são um pouco limitantes. De fato, o objetivo principal dessa técnica é despertar o desejo em quem observa, o que faz com que seja permitido usar alguns recursos exteriores para simular o conceito idealizado de determinado alimento.
Outro exemplo: um refrigerante idealizado terá mais gás do que um real. Por isso, a fotografia culinária pode usar aditivos que aumentem a quantidade de gás no copo, por exemplo. No entanto, nem tudo nesse tipo de fotografia é “falso”. Pelo contrário, as imagens mais eficazes são justamente aquelas mais reais.
Mas qual a importância da fotografia para os negócios?
Quando pensamos em delivery e em vendas pela Internet, é importante ter em mente que muitos recursos “reais” não estão disponíveis para os empreendedores, especialmente na gastronomia.
Imagine abrir um restaurante na rua mais movimentada da cidade, com diversos comércios próximos. É muito mais fácil atrair a clientela assim: além de estar fisicamente próximo, você está visível para todos e ainda pode usar o delicioso cheiro de comida para despertar o desejo das pessoas.
No entanto, não há como fazer isso pela Internet. O mais próximo de “estar visível” para todos é nas redes sociais ou nos aplicativos de delivery.
Mesmo assim, nesses ambientes a concorrência é muito grande. São dezenas de imagens, gifs, vídeos e outros restaurantes competindo pela atenção do consumidor. Por isso que a fotografia culinária atua como uma arma do restaurante para ganhar atenção das pessoas e ganhar credibilidade.
Uma boa foto original ajuda a despertar o desejo do consumidor pelo produto, gerar engajamento nas redes sociais e ainda diferenciar a sua loja de restaurantes de baixa qualidade. Por isso, é essencial explorar ao máximo o poder da fotografia gastronômica para promover o seu restaurante delivery.
Mas como usar a seu favor?
De maneira básica, a fotografia de comida ajuda o seu restaurante delivery a ganhar mais atenção na Internet, o que se converte em clientes. Assim é importante:
1. Autenticidade
Lembra dos vídeos que mostram como as “fotos de lanchonete” são feitas? Então, o ideal é que você não os copie. Isso porque as pessoas buscam mais originalidade nas redes sociais, e não “mais do mesmo”. Portanto, cozinhe cada um dos seus pratos de verdade e dê o seu melhor para fotografá-los no melhor ângulo possível.
2. A meta é despertar o desejo do cliente
O objetivo da fotografia gastronômica é focar pura e simplesmente no despertar da fome em quem está observando. Por isso, você deve abordar a comida a ser fotografada para tentar capturar suas principais características.
O seu restaurante vende lanches? Então foque no hambúrguer bem caramelizado, o queijo derretido e aquelas gotículas de gordura do bacon. Você tem uma pizzaria? Foque em mostrar o vaporzinho da pizza recém-saída do forno, a muçarela derretida e a massa bem crocante. Seu restaurante é focado em comida saudável? Então use e abuse das cores, monte um prazo bem colorido e bonito!
3. Estratégia na hora de criar a imagem
Uma foto vale mais do que mil palavras. E no Marketing a máxima também é verdadeira. Por isso, é importante usá-la de maneira estratégica. Antes de tirar a foto, pense no que vai aparecer ao redor do seu prato. O que você está comunicando com os bastidores e outros elementos? Que tipo de branding está vendendo?
Além disso, lembre-se de explorar ao máximo o poder daquela imagem. Se vai postá-la no Facebook, mas não está na hora do almoço ou jantar, faça uma legenda que estimule o engajamento. Já na hora das refeições, encaminhe os seguidores a comprar. Faça uma legenda direcionando-os a pedir o prato via delivery no aplicativo ou no seu site.
Todas essas informações são pontos que qualquer fotógrafo profissional tem em mente na hora de montar a identidade visual do seu negócio e produto. Contar com uma pessoa preparada é a certeza de resultados que vão atrair pela beleza e qualidade técnica.
Contrate as pessoas certas pra cuidar das fotos do seu negócio
Toda a sua estratégia de marketing poderá falhar se as fotos e vídeos que vendem o seu negócio não forem de qualidade. Imagens profissionais são primordiais para traduzir todos os benefícios e beleza da casa ou apartamento que você está vendendo ou alugando.
No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis, que podem te ajudar a construir um conceito visual para o seu negócio de maneira facilitada. E, assim, alavancar as suas vendas.
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