Você já ouviu isso alguma vez: as imagens de uma empresa / produtos falam muito sobre o negócio. Seja no marketing online ou offline, a fotografia é o primeiro elemento que chama atenção em qualquer propaganda. Assim, para alcançar bons resultados, ou seja de vendas, é necessário que as imagens de divulgação sejam sempre de qualidade. Mas mais do que isso, elas precisam se conectar com os princípios institucionais da empresa.

As imagens têm o poder de transmitir sensações e emoções, desde felicidade até fome, e uma bela fotografia pode fazer toda a diferença na jornada de compra do cliente.

De que forma a fotografia é utilizada pelo marketing?

A imagem é um dos principais atributos em qualquer ação publicitária. Além de facilitar a memorização, ela gera interesse no público em conhecer mais sobre um negócio, produto ou serviço. 

Contudo, uma bela foto, sozinha, não será capaz de aumentar vendas. O negócio precisa ser capaz de aliar o marketing à fotografia, somando produto com os princípios institucionais da empresa. Cada foto deve, através de técnicas fotográficas, ilustrando um conceito ou uma proposta que a marca quer transmitir.

Ao invés de divulgar apenas um artigo de venda, a imagem pode ajudar a melhorar a vida das pessoas. Isto é, se o item é artigos para construção, opte por expor imagens de famílias unidas e felizes em uma casa construída com artigos ao invés de simplesmente divulgar fotos de telhas e argamassa.

1) Autoral x Banco de imagens

É aquela história de que a foto deve ilustrar um conceito ou uma proposta que a marca deseja transmitir. Cada empresa tem um estilo próprio de cores, ideias, serviços, produtos, ambiente e equipe. É necessário transmitir tudo isso nas fotos, para que o público crie intimidade com a marca. E as fotografias encontradas em bancos de imagens raramente proporcionam uma experiência tão intimista.

2) Melhor tratamento da imagem

Um dos benefícios em se trabalhar com uma produção fotográfica profissional é que a imagem é feita em um formato digital “cru”. Isso significa que o arquivo contém a totalidade dos dados da imagem captada pelo sensor da câmera. Isso proporciona um tratamento de imagem muito mais apurado do que uma foto simplesmente baixada de um banco de imagens, já que o arquivo de uma foto crua não é comprimido e contém uma quantidade de pixels bem maior.

3) Tamanho do arquivo

Uma foto comprada em banco de imagem tem um tamanho limitado. Se você deseja utilizar uma foto em um banner ou outdoor, por exemplo, onde a imagem precisa ser muito aumentada, tome cuidado! A foto comprada pode não ter resolução suficiente.

O diferencial no marketing

Presente nos sites das empresas, intranets, portfólios e nas redes sociais, as fotografias colaboram para a comunicação integrada de uma empresa. Para alguém que não conhece o trabalho de uma organização, vê-la em ação através de fotos e vídeos pode acender uma faísca de interesse, transformando um negócio até então desconhecido em algo chamativo / lucrativo. Esse é o papel da fotografia institucional, retratar o exterior e interior de uma empresa, além da postura da equipe durante o trabalho.

A fotografia institucional não só aproxima o público da marca, mas também pode ser uma ótima ferramenta de comunicação interna. Espalhar cartazes de fotos institucionais pelos escritórios e fábricas pode ser uma ótima forma de motivar  funcionários e de deixá-los integrados.

Por fim, é importante que a comunicação institucional aponte para os mesmos valores que a empresa deseja transmitir com as fotos de produtos! Assim, a equipe internaliza esses valores e, quando os funcionários forem lidar com o público, eles passarão a mensagem que a marca deseja transmitir com muito mais naturalidade.

Use a fotografia a seu favor

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