Pesquisa sobre o mercado imobiliário em São Paulo aponta crescimento em compras de novos imóveis
Uma pesquisa recente da Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI) destacou que em fevereiro de 2023 houve a comercialização de 4.645 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. Em 12 meses (março de 2022 a fevereiro de 2023), as vendas totalizaram 70.610 unidades.
De acordo com o estudo, o VGV (Valor Global de Vendas) atingiu R$ 2,366 bilhões no mês e R$ 34,542 bilhões em 12 meses. Esses são valores deflacionados pelo INCC-DI (Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna), medido pela Fundação Getúlio Vargas, referente a fevereiro de 2023.
Já no segundo mês do ano, o indicador VSO (Vendas Sobre Oferta), que apura a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas, ficou em 6,6%. Por isso, no acumulado de 12 meses, o VSO foi de 51%.
Dados de lançamento no mercado imobiliário
Esses dados também apontam que a cidade de São Paulo registrou no mês de fevereiro o lançamento de 1.742 unidades residenciais. Considerando o período de 12 meses (março de 2022 a fevereiro 2023), foram lançadas na capital paulista 74.911 unidades.
Diversos fatores podem ter influenciado este cenário. Um deles, inclusive, traz a tecnologia e a experiência do cliente como grandes potenciais. Hoje, o cliente interessado em comprar um imóvel hoje pode visitar imóveis, informar-se sobre documentação e até assinar contrato de compra de forma virtual. Por isso, esse modelo cresceu durante a pandemia e tornou-se um braço permanente de venda nas empresas.
Muitas vezes, apenas com um celular ou pelo site da empresa, o cliente pode fazer um tour virtual no decorado ou até mesmo em 3D. Além de assistir a vídeos com apresentação do imóvel por um arquiteto e ainda ter análise de crédito por meio da documentação enviada por e-mail. Negociação de valores e condições de parcelamento da entrada também pode ser 100% digital.
Isso é uma das hipóteses que indicam que o motivo do mercado imobiliário da capital paulista ter encerrado fevereiro de 2023 com a oferta de 65.264 unidades disponíveis para venda. Assim, esta oferta é composta por imóveis na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses (março de 2020 a fevereiro de 2023).
Fotos de qualidade também influenciam na decisão da compra
Por fim, é importante destacar que fotos de qualidade podem ser mais detalhadas e gerar maior interesse em quem busca um imóvel. Tem interesse em solicitar um serviço de fotografia, então não deixe de visitar o nosso site. Clique aqui e fique por dentro de todos os trabalhos dos nossos parceiros fotógrafos FOTOP.
Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram.