No início do ano, o ChatGPT se tornou a novidade tecnológica do momento.  Baseada em IA (Inteligência Artificial), ela possui a capacidade de responder a quase tudo e até mesmo “criar” poesias e artigos completos.

Essa inteligência textual ainda pode conversar e apresentar conceitos. Claro que o debate nasceu: essa tecnologia jamais escreverá uma letra de música melhor do que a dos Beatles, uma peça de Shakespeare ou um livro de Machado de Assis.

Isso porque, além do artigo em si, um bom conteúdo envolve a apuração e a experiência humana. Já o ChatGPT somente reúne vários conhecimentos sistematizados para redigir conteúdos de forma mediana.

Mas, como essa tecnologia pode de fato impactar na fotografia e nas artes? 

ChatGPT e a Fotografia

À primeira vista, os fotógrafos amadores ou profissionais que estão editando suas fotos autoriais e ficam na dúvida sobre qual legenda usar para suas imagens ao publicarem podem se beneficiar desse tipo de tecnologia.

Agora, imagine o caso de um fotógrafo que captou imagens incríveis com sua câmera fotográfica no Hawaí. O profissional pode aplicar a ferramenta para redigir legendas, incluindo locais específicos, desde que o ChatGPT consiga identificar locais e condições das praias da região.

Até porque, ninguém contratará um escritor somente para redigir legendas de fotografias.

Mas o que é ChatGPT?

Ele é uma rede digital e virtual neural criado pela empresa OpenAI, fundada em 2015 nos EUA por Elon Musk e Sam Altman. Essa tecnologia é um robô virtual que tem o potencial de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Além de textos, ela pode realizar pequenas tarefas de tradução, responder às perguntas e questões para cada tipo de pessoa.

O que preocupa?

A ferramenta tem uma enorme capacidade para a escrita, contudo, o que preocupa é o uso incorreto dessa ferramenta para fins criminosos como, por exemplo, pedir a redação de códigos de vírus digitais ou malware, além de pedir para indicar endereços de empresas sem plena autorização de pesquisa. Pode, ainda, incentivar a criação de trabalhos acadêmicos falsificados e até a redação de notícias falsas.

Mais aplicações

Além de usar essa ferramenta para redigir legendas de fotografias, o fotógrafo pode usar o ChatGPT para programar sobre roteiros de viagens ou roteiros profissionais para realização de novos ensaios, como forma de superar a falta de ideias novas para novos trabalhos.

Considerações

Assim como o Google vem se mantendo nos últimos anos como o principal motor de buscas e respostas rápidas na internet, devemos enxergar o ChatGPT como uma ferramenta de apoio e não como uma máquina de escrever automática que poderá comprometer a qualidade e o estilo de conteúdo a ser publicado.

Use a fotografia a seu favor

Tem interesse em solicitar um serviço de fotografia, então não deixe de visitar o nosso site. Clique aqui e fique por dentro de todos os trabalhos dos nossos parceiros fotógrafos FOTOP.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.