Unir o mundo físico e virtual tem se tornado uma realidade cada vez mais real, especialmente depois do anúncio do então Facebook, em outubro de 2021, sobre a criação do metaverso. O que transformou, inclusive, o nome da marca em Meta. Quando falamos no e-commerce, a discussão paira sobre o uso de plataformas e ambientes virtuais que devem tornar as compras virtuais cada vez mais imersivas, proporcionando uma experiência muito próxima da presencial. 

Especialistas apontam que essa se torna uma importante solução do metaverso. Especialmente no que diz respeito ao detalhamento que alguns produtos demandam para que sejam consumidos. Isto é, produtos que, em tese, só seriam comprados depois de vistos pessoalmente passam a ser mais facilmente visualizados e vivenciados na experiência virtual.

Uma parte crucial do e-commerce é estar alinhado às tendências tecnológicas e acompanhá-las o máximo possível. Por isso, o momento é ideal para aprofundar um pouco mais a discussão sobre esse assunto que ganha mais espaço e o que esperar, de fato, do metaverso em relação ao e-commerce para os próximos anos.

Metaverso: o que é?

O metaverso é a convergência entre os mundos físico e digital. Isso permite às pessoas irem além da navegação e partirem para a habitação de uma experiência compartilhada, otimizada por recursos 3D.

O conceito de metaverso parece recente, mas não é. O universo dos gamers já convive com ele há décadas, em experiências como nos jogos Second Life, Fortnite, entre outros. 

Esse conceito vira tendência. Sobretudo quando o Meta – antigo Facebook – anunciou a criação de seu próprio metaverso, a ser povoado por avatares dos usuários da rede social. A partir de então, quase todos os relatórios que estudam tendências tecnológicas para os próximos anos trazem o metaverso como um dos temas centrais.

Como o metaverso será útil para o e-commerce?

Para o e-commerce, uma realidade cada vez mais presente é o aumento da demanda por experiências cada vez mais personalizadas. De acordo com pesquisa da McKinsey em 2021, 71% dos consumidores esperam ter experiências personalizadas com as marcas das quais consomem, e 76% afirmam que ficariam frustrados se isso não acontecesse.

Enquanto as marcas buscam atender a esse desejo do cliente, o metaverso se torna uma solução, já que tende a elevar a experiência a um novo nível. Especialmente através das visitas virtuais às lojas, a qualquer hora, que podem ser feitas de qualquer lugar, por meio de recursos da realidade aumentada.

Além desse tipo de experiência hiperrealista, o metaverso deve incluir e popularizar novas plataformas através das quais as marcas terão oportunidade de fazer negócio. A mesma pesquisa mostra que as compras por meio das plataformas de mídias sociais devem atingir US$1,2 trilhão até 2025.

E ainda mais além, pesquisa da Bloomberg Intelligence mostrou que o mercado do metaverso pode alcançar um valor de US$800 bilhões em 2024, o que mostra que se trata de uma tendência que deve se expandir de forma rápida e expressiva em curto prazo. Separei três das principais aplicações do metaverso que devem se expandir no e-commerce já nos próximos anos.

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