Há vantagens em investir nas vendas de produtos via marketplace
Depois da pandemia da Covid-19, o marketplace cresceu 68%, segundo relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) de 2021, tornando-se uma vitrine online. Nele, os consumidores podem pesquisar seus “sonhos de consumo” diretamente de casa, sem precisar ir até as lojas físicas. Assim a evidência destes canais aumentou substancialmente, atraindo novos clientes.
Investir nas vendas de produtos via marketplace tinha suas vantagens. Já que, além de ter uma visibilidade mais ampla, as plataformas de vendas acabam gerando mais benefícios e margem de lucro, acarretando em vendas significativas e, automaticamente, em um rendimento financeiro maior.
Como os e-commerces não apresentam variedade de produtos, foram aos poucos substituídos pelos marketplaces, que apresentam um catálogo mais amplo, criando uma melhor experiência para os compradores.
Isso ocorre porque as plataformas reúnem diversos lojistas, fazendo com que a oferta seja maior do que os de e-commerces, que geralmente são administrados por uma única empresa.
Com o marketplace se tornando a primeira opção para compras de muitos consumidores, diversas plataformas de e-commerce aderiram a essa modalidade, para incrementar as vendas e para que o faturamento continuasse em alta, e para se manterem atualizados no mercado.
Veja alguns motivos para que os e-commerces sejam substituídos pelos marketplaces:
Investimento mais modesto
Para atuar em um marketplace o custo é muito menor, já que o lojista se associa à plataforma e pode passar a realizar suas vendas por ela. É cobrado apenas uma comissão das vendas realizadas e descontada do repasse/pagamento. Ou seja, não precisa pagar nada antecipadamente. Inclusive, se o cliente parcelar em 12x, o vendedor recebe em apenas uma parcela.
Já no e-commerce, todo o processo de tráfego do site como Google ADS, Shopping, ADS no Facebook e Instagram, é um custo mais alto. E vale ressaltar, que quando realizada uma venda sendo por click, o vendedor tem que pagar antecipadamente e não é garantido a mesma.
Política de Envio
Muitos marketplaces possuem uma logística simples e direta, onde contratam empresas terceirizadas para o envio dos produtos para os compradores de uma forma mais rápida. Isso porque existe uma coleta realizada pela empresa e a funcionalidade do fullfilment.
Já os donos de e-commerce precisam realizar o envio das encomendas por conta própria, e isso pode acabar gerando altos custos e atrasos involuntários.
Variedade de produtos e visibilidade maior no marketplace
Normalmente, os sites de e-commerce não possuem uma experiência de navegação tão boa comparada ao marketplace, com isso, os compradores recorrem a eles como uma segunda opção, e pesquisam por plataformas onde há variedades de produtos e de diferentes vendedores.
Além disso, os marketplaces são excelentes vitrines, e é muito mais fácil o internauta chegar a eles do que aos sites próprios, sem contar com os aplicativos das plataformas, como o do Mercado Livre, que possui mais de 300 milhões de anúncios no site.
Assim, com uma visibilidade maior e um leque amplo de mercadorias, o consumidor frequentemente acaba usando os marketplaces via celular, onde realizam cerca 60% de transações, e adquirindo mais itens do que planejavam.
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