Com altos números de adesão, o e-commerce começa a se destacar no setor varejista e, atualmente, é visto como principal caminho para se iniciar e desenvolver negócios. É o que informa levantamento realizado pelo PayPal América Latina, que repercute o “Perfil do E-Commerce Brasileiro”.

O estudo, elaborado com a BigDataCorp, mostra dados que reforçam o crescimento do e-commerce no Brasil, tratando também informações que montam o cenário atual do setor. Um dado que chama muita atenção, por exemplo, é de que o e-commerce representa 7,79% dos tipos de websites no país.

A pesquisa mostra que embora o ritmo mais lento de crescimento na quantidade de lojas online, o Brasil mantém uma boa evolução no e-commerce. Esse crescimento vem com a adoção cada vez maior de tecnologias voltadas para melhorar a experiência do cliente em todas as frentes, da oferta de produtos em múltiplas vitrines virtuais até os meios de pagamento aceitos no checkout.

Antes de tudo, o crescimento exponencial dos negócios online está diretamente relacionado à democratização de tecnologias que reduziram as barreiras financeiras e de conhecimento para iniciar um e-commerce. O consumidor também tomou gosto pela compra online e manteve hábitos adquiridos ou aumentados durante a pandemia.

Dados sobre e-commerce

É possível entender parte do levantamento conduzido pela pesquisa das companhias. Entre os destaques, tem-se que 65% dos e-commerces brasileiros vendem, ao ano, até R$ 1 milhão.

Além disso, mesmo com velocidade reduzida no surgimento de lojas online, os dados mostram um recorde na quantidade das mesmas. Com crescimento de 6,19% em comparação a 2021, o número chegou a 1,6 milhão de e-commerces.

Tecnologia

  • 62% dos e-commerces validam carteiras digitais como forma de pagamento;
    Mais da metade utiliza ferramentas de dados Analytics visando melhora da experiência ao cliente;
  • 86% das plataformas são responsivas, ou seja, estão preparadas para acesso do cliente por meio de qualquer dispositivo;

Mídias sociais

  • 72% das lojas online possuem mídias sociais.

Neste caso, a distribuição principal fica com duas plataformas: Facebook (mais utilizada) e Instagram (24% de uso).

Empregabilidade

  • 44% dos negócios não possui empregados formais;
  • 21% das empresas do tipo possuem mais de dois colaboradores contratados.

Perfil

Gênero e família

  • 67% dos e-commerces são familiares;
  • 62% dos empreendedores do ramo são homens.

Faixa etária

  • 2% – 18 a 25 anos;
  • 12% – 26 a 35 anos;
  • 86% – 36 anos ou mais

Por fim, se você deseja obter algum benefício dos sites de mídia social, fotos atraentes de produtos são uma necessidade absoluta. Redes sociais visuais como Instagram, Pinterest e Facebook são ótimos lugares para compartilhar seus produtos e gerar buzz para o que você vende. Mas você deve ter fotos de produtos atraentes para realmente aproveitar essas comunidades.

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em fotografia de e-commerce. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.