Jantar fora de casa é uma tendência que está de volta com força total, dando ao setor gastronômico uma nova perspectiva sobre o que o futuro reserva para um setor que teve mais do que sua parcela de altos e baixos nos últimos três anos. Seja para jantar na calçada, menus de código QR, captação de clientes ou até problemas na cadeia de suprimentos, pouco foi deixado sem interrupções durante a pandemia. 

No entanto, apesar dos altos e baixos, a indústria de restaurantes está experimentando um intenso retorno. A visitação aumentou 9% em relação ao ano anterior em visitas online e físicas, de acordo com o NPD Group.

Embora o setor gastronômico tenha progredido em direção à recuperação nos últimos meses, ela ainda luta para sustentar esse crescimento em meio a custos mais altos de alimentos e escassez de pessoal. O aumento da concorrência também está forçando os restaurantes de luxo a evoluir em modelos de negócios orientados por conveniência, como restaurantes de serviços rápidos. Até mesmo cozinhas móveis têm sido uma tendência a mais entre esses modelos de negócio.

As marcas de restaurantes que têm sido capazes de segurar seus principais clientes e atrair novos estão mudando seus investimentos de marketing para campanhas mais direcionadas e intencionais. Isso inclui ser mais eficaz em encontrar e engajar os frequentadores locais, entendendo melhor como e quando alcançá-los. No centro de sua estratégia, estão os dados de intenção.Eles ajudam a entender melhor a fidelização, as tendências gastronômicas e o impacto total de suas campanhas de divulgação. São eles:

Recompensa

Antes de tudo, para os profissionais de marketing gastronômico, 2022 é um ano crucial, pois grande parte da batalha pelo mindshare do cliente continuará no marketing digital. Dados do setor mostram que 60% dos clientes fiéis compram com mais frequência de suas marcas preferidas. E os clientes que estão “totalmente satisfeitos” com uma marca trazem o dobro de receita em relação aos clientes que estão apenas “um pouco satisfeitos”.

É por isso que esse é um público tão lucrativo para um comerciante explorar. Para poder aumentar a lealdade (e frequência de compra) de um cliente e consequentemente expandir as receitas a curto e longo prazo, é essencial a captura de mais dados sobre seus clientes, além da elaboração de programas de fidelização que tenham por base essas nuances individuais, como escolhas de acompanhamento e bebidas.

Nesse cenário, as principais marcas que implementam programas agressivos de fidelidade os veem valendo a pena de forma significativa, estimulando o consumo desses itens por intermédio de vantagens financeiras ou cupons de desconto.

Omnichannel para o engajamento em tempo real

Os restaurantes precisam se concentrar no engajamento em tempo real através de canais de mídia diversificados, garantindo o engajamento constante dos clientes. Caso contrário, eles correm o risco de perdê-los para a concorrência. Isso se relaciona a alcançar um mercado de consumidores sempre ligados através de mídias sociais, de vídeo e publicidade impressa em vários locais.

A chave para uma campanha omnichannel bem-sucedida são dados confiáveis e controlados. Os dados não só facilitarão melhores interações com os clientes em todos os canais, mas também ajudarão as operadoras a fornecer uma experiência gastronômica hiperpersonalizada. 

Planos de fidelização

Uma das grandes questões para o setor gastronômico com programas de fidelidade existentes é como reter membros realmente fiéis. Os QSRs, por exemplo, podem aumentar o número ou a qualidade das recompensas para os membros. Isso apostando que o benefício dos dados dos consumidores compensará essas perdas.

Em um ambiente altamente competitivo, o valor de reter seus clientes e construir relacionamentos de longo prazo com eles pode ser a diferença entre crescimento significativo ou um negócio em dificuldades. Entretanto, geralmente não se sabe qual dos clientes está visitando concorrentes.

Cabe aos profissionais de marketing desenvolver promoções criativas e ideias de marketing de restaurantes que atraiam mais clientes. Além do uso de uma estratégia de audiência baseada em demografia e outros atributos relevantes. Com isso, as marcas podem aproveitar ao máximo o potencial de retenção de campanhas de segmentação baseadas em feriados.

Por fim, mesmo em meio às mudanças nas experiências gastronômicas, seja na calçada, no jantar ao ar livre, no interior do espaço ou até durante a entrega, a única coisa com que os comerciantes de restaurantes podem contar é que os consumidores continuem tendo um apetite saudável para comer fora.

Assim, este ano representa uma nova oportunidade de utilizar dados de intenção para oferecer uma experiência imersiva aos clientes, não somente como ou quando eles decidirem jantar fora.

Como começar?

O primeiro e mais importante passo é contratar um fotógrafo profissional, que será capaz de tirar fotos incríveis do seu restaurante ou bar. Ele será o responsável por captar todo o espírito do local, convencendo pela imagem porque um cliente deve provar os deliciosos pratos do cardápio.

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em fotografia para o setor gastronômico. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.

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