O aquecimento do mercado imobiliário não engloba apenas imóveis novos ou na planta, imóveis usados também ganham espaço. De acordo com o Creci-SP, a venda de imóveis usados em junho cresceu 8,92% em relação a maio. E a maior parte dos negócios foi relacionada à venda de apartamentos (61,1%) na capital (25,6%).
Somente em São Paulo, a variação de preço entre imóveis usados e de alto padrão pode superar os 70% em áreas nobres da capital, de acordo com um estudo interno de mercado feito pela imobiliária Esquema Imóveis.
Vale ressaltar que, para esta análise, foi considerado unidades semelhantes com preços a partir de R$2 milhões. O estudo apontou que o principal motivo para a disparidade de preços é o custo da obra.
Já segundo o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinap – IBGE), em 2021 o custo do metro quadrado da construção civil aumentou 19,1% no Sudeste.
Mas em São Paulo, especificamente, ficou em 15,53% nos últimos 12 meses, acima do IPCA (11,89%). Enquanto o Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado (INCC-M – FGV) registrou 8,8% de alta de janeiro a agosto de 2022. No caso do nicho de alto padrão, os aumentos são potencializados por causa da qualidade superior dos produtos.
A partir disso, a disparidade dos reajustes no preço de unidades semelhantes está aquecendo o mercado de imóveis usados. O valor médio de apartamentos na planta chegou a aumentar 34% em Vila Nova Conceição. Já os imóveis usados, no mesmo padrão, tiveram reajuste de apenas 3,5%. O que, em muitos casos, pode ser um fator determinante para a venda.
De acordo com analistas do mercado, no entanto, a expectativa é que a disparidade de preços diminua com a redução da inflação.
Imóveis usados, são ou não mais vantajosos?
Existem vantagens associadas aos imóveis usados que vão além da diferença de preço. E isso também ajuda a aquecer ainda mais o mercado imobiliário. Muitos deles possuem disponibilidade imediata.
Outra vantagem que vale destacar é que, diferente de imóveis na planta, eles não sofrem embargos, atrasos e falências. Sem contar que há ainda a urgência na venda de muitos proprietários, que podem oferecer descontos interessantes.
E como a fotografia pode ajudar na venda de imóveis usados?
O uso de imagens de qualidade é uma forma de impulsionar a venda e locação de imóveis usados, especialmente para o público que ainda não se sente confortável na visita presencial e vai optar pelas visitas virtuais.
Com o uso das visitas 360 e imagens profissionais de todos os cômodos e detalhes da residência. Com isso, o acerto entre interessado e imobiliário ou proprietário fica mais fácil.
Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui. Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.