A fotografia de longa exposição abre portas para maximizar a sua criatividade. Ao usar esta técnica, você basicamente deixa o obturador aberto um pouco mais, permitindo que a câmera registre o movimento na cena. As imagens resultantes se destacam porque mostram coisas que os olhos humanos não veem. No texto de hoje, você aprenderá algumas técnicas que irão aprimorar seu jogo de fotografia de longa exposição.

1. Água suave e sedosa

Ao capturar o movimento da água, você pode fazer com que ela pareça suave como seda ou como uma nuvem. É possível fazer isso simplesmente diminuindo a velocidade do obturador para cerca de 1/10 de segundo ou menos. No entanto, certifique-se de que os sujeitos fiquem muito quietos durante o processo.

2. Faixas de luz com movimento da câmera

Técnica de giro da câmera

Essa técnica envolve “torcer” a câmera enquanto tira fotos para criar faixas de luz. Para usar esta técnica, defina uma velocidade de obturador mais lenta, como 1/8 de segundo, e fotografe com flash. E depois de pressionar o botão do obturador, gire a câmera. Embora o flash congele o objeto, as fontes de luz no quadro aparecerão como listras.

Técnica Chicote Pan

Você precisará de um fundo com muitas fontes de luz minúsculas e distantes para usar esta técnica. Com sua câmera colocada em um tripé, tire uma foto de seu assunto usando uma velocidade lenta do obturador com flash. Em seguida, mova a câmera para a esquerda e para a direita. Isso fará com que as fontes de luz na parte de trás apareçam como rastros.

3. Faixas de luz com luzes em movimento

Nesta técnica, você precisará ter fontes de luz em movimento em vez de mover a câmera. Você pode usar estrelinhas, luzes de corda ou até mesmo carros que passam como fontes de luz em movimento. Além disso, diminua a velocidade do obturador para 1/10 de segundo ou mais devagar e congele o objeto com o flash. Assim, a fonte de luz em movimento fará o resto.

4. Isolamento do assunto com motion blur

Com essa técnica é possível dar uma sensação de congelamento do tempo. Veja como você pode conseguir esse efeito:

  • Com sua câmera em um tripé, tire uma foto plana de seu assunto usando uma velocidade de obturador mais rápida;
  • Dependendo da luz ambiente disponível, reduza a velocidade do obturador para 1/10 de segundo ou menos;
  • Faça com que algumas pessoas entrem e saiam do quadro e tire várias fotos usando a configuração de velocidade do obturador mais lenta;
  • Por fim, crie uma composição usando as imagens e a foto da chapa.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.