Fotos monocromáticas são uma excelente maneira de transformar uma imagem do dia-a-dia em uma obra de arte. No post de hoje, o Fotop preparou algumas dicas sobre o tema
A grande vantagem das fotos monocromáticas é que não existem regras. Elas podem adicionar uma aparência abstrata e singular a uma peça, mas a ideia de compartilhar uma cor por toda a moldura pode ser usada para qualquer aspecto da composição.
O que são cores monocromáticas?
Se algo é monocromático, contém apenas uma cor. Quando falamos sobre cores monocromáticas, estamos nos referindo a todos os matizes de uma cor. Por exemplo, a maioria das pessoas está familiarizada com a fotografia em preto e branco. Mas quando você considera o que torna essas duas cores, elas são simplesmente tons de cinza. A faixa de cinza vai do preto escuro ao branco. Uma foto em preto e branco contém centenas ou milhares de tons de cinza.
As cores são compostas de muitos tons e matizes. Quando você pega uma cor como o vermelho e adiciona um pouco de preto, começa a criar tons de vermelho. Quanto mais preto você adicionar, mais escuro ficará. A partir daqui, você criará cores como marrom. Se você adicionar cinza, poderá criar tons de vermelho. E, finalmente, se você adicionar branco, criará tons de vermelho como o rosa.
Muitos designers usam um esquema de cores monocromático quando desejam fazer um design limpo e simples. Ele adiciona elegância ao design e, ao remover dados de cores da imagem ou do layout, concentra a atenção do visualizador com mais clareza no assunto e no conteúdo.
O que é fotografia monocromática a cores?
Na fotografia, um esquema de cores monocromático é aquele que apresenta apenas uma cor no quadro. Eventualmente, a tecnologia evoluiu para tornar as impressões em preto e branco nítidas uma realidade.
Com uma câmera digital, a maioria dos fotógrafos agora cria efeitos monocromáticos na pós-produção, em vez do momento da captura. No Photoshop, é fácil converter uma foto em qualquer paleta de cores desejada, por exemplo.
As melhores imagens de uma única cor não são reunidas apenas na postagem. Eles são planejados desde o início. Talvez você veja uma imagem de que goste e ela o faça lembrar de uma cor. Ou uma cor proeminente em uma cena oferece uma reação poderosa que você deseja compartilhar com seus espectadores. Com a cor em mente, você pode enquadrar sua imagem de forma lógica para maximizar seu efeito.
Escolha o tema da foto
Obviamente, a cor é uma parte poderosa da mensagem que você deseja comunicar. Mas qual é o tema da foto? É fácil descobrir na fotografia de retrato, mas em outros casos, pode não ser tão certo. Às vezes, você pode gostar da cena e da cor, mas não tem um assunto. O fato de que você vai transformá-la em uma composição monocromática significa que você tem um pouco de flexibilidade. A cor vai falar por si, não importa o que você escolha. Independentemente disso, você deseja algo para o espectador ver; você quer algo para o qual a cor chame a atenção.
Contraste Mestre
Para que uma composição de uma única cor realmente se destaque, a gama de tons da imagem precisa estar correta. Use a ferramenta de histograma em sua câmera ou software de edição para ver como a luz é distribuída. Deve haver uma curva em forma de sino, uniformemente distribuída com pretos e brancos suficientes.
Para corrigi-lo, use a ferramenta de curvas. As curvas permitem que você modifique o histograma diretamente. Se estiver muito longe de um jeito ou de outro, você pode arrastá-lo até que a curva esteja centralizada. Você também pode arrastar os tons de gama média para cima ou para baixo para destacar os detalhes da imagem.
Não existem regras rígidas e rápidas ao fazer esses ajustes, pois cada imagem é diferente. Lembre-se de que você está removendo os dados de cores da foto, portanto, o contraste dos tons é tudo o que resta. Se o histograma não tiver uma boa curva, a imagem provavelmente ficará muito plana quando você remover a cor.
Encontrar contraste
A melhor maneira de manter as imagens monocromáticas interessantes é usar texturas e padrões onde quer que os encontre. Linhas, formas e ângulos formam áreas de contraste que são adicionadas a uma foto. Essas são as coisas que permanecerão visíveis depois que os dados de cores forem removidos.
Escolha a sua cor
A escolha da cor a ser usada não deve ser completamente aleatória. Se estiver examinando fotos antigas em seu disco rígido e brincando com a roda de cores monocromática em seu programa de edição, você pode brincar o quanto quiser. Mas, como mencionado anteriormente, as melhores composições resultam de algum planejamento.
Uma das partes mais difíceis de fotografar imagens monocromáticas ou em preto e branco é a visualização do produto final. Essas dicas simples são um ponto de partida para você começar, mas a única maneira real de aprender como fazer boas dicas é sair e praticar.
Como transformar uma imagem colorida em monocromática?
Qualquer bom software de edição de fotos permitirá que você crie uma imagem monocromática. O processo é simples. Mas a chave para obter ótimos resultados é sempre começar com a imagem certa. Nem todas as imagens podem ser convertidas em qualquer cor e nem todas as imagens devem ser transformadas em uma versão de uma única cor.
O primeiro passo é converter sua imagem em tons de cinza. Depois que os dados de cores forem removidos, você pode ajustá-los para obter o melhor contraste e faixa tonal. Você pode usar os controles deslizantes de exposição do seu programa ou usar a ferramenta de curvas. O objetivo é que haja uma boa difusão de tons, do preto escuro ao branco. As sombras devem ser claras e visíveis.
A próxima etapa é converter a imagem em um tom duplo. Feito isso, a segunda cor pode ser alterada para qualquer cor que você deseja usar em sua imagem monocromática. Como alternativa, você pode adicionar uma camada de cor no topo da imagem em tons de cinza e ajustar as configurações da camada para obter o efeito desejado.
Fotografia de retrato monocromático
O retrato monocromático mais comum é o preto e branco. Muitas pessoas consideram preto e branco como obras de arte, e pegar um bom é complicado. A quantidade de atenção necessária para dominar os tons e o contraste da imagem é diferente do que tirar uma foto policromada.
Como alternativa, você pode tirar um retrato colorido padrão, mas aplicar algumas ideias monocromáticas à composição. Dessa forma, você não altera os tons de pele ou a cor do cabelo de uma pessoa. A fotografia será uma representação precisa da pessoa. Mas existem outros elementos com os quais você pode brincar com um efeito significativo.
Fotografia de retrato monocromático
E, claro, todos os outros princípios do retrato permanecem constantes. Mas se quaisquer adereços ou outros itens forem incluídos, o objetivo deve ser que todos os elementos sejam monocromáticos.
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?
Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram!