Para colocar em termos muito simples, o f-Stop é a abertura que deixa a luz entrar em sua câmera. E assim os números no f-stop estão relacionados ao tamanho da abertura que está deixando a luz entrar em sua câmera. Eles são medidos por uma escala, e isso é conhecido como escala f-stop.
Se você não estiver familiarizado com uma câmera, os números f-stop podem ser muito confusos, pois parecem não fazer sentido. F-stops são, na verdade, uma medida do diâmetro da abertura. Logicamente, eles devem ser expressos como uma fração e esse número indicaria o diâmetro, em milímetros, como uma fração da distância focal real da lente. Portanto, se você tiver um zoom definido em 40 mm com uma abertura de f/8, o diâmetro da abertura da abertura será de 5 mm (40 dividido por 8).
Entendendo os números f-Stop
Adicionando a essa confusão, os números que correspondem a diferentes f-stops parecem invertidos, porque uma abertura de f/8 é na verdade menor que uma abertura de f/4. Assim, quanto maior o número, menor a abertura. E quanto menor o número, maior a abertura.
E então você entra no fato de que a maioria dos números f-stop não é um número completo. Eles são um f/5.6, ou um f/19, ou um f/6.3, ou um f/1.4. Se você não estiver familiarizado com f-stops e aberturas, nada disso fará sentido. Esses números representam meias paradas e terceiras paradas, bem como paradas f completas.
A faixa típica para f-stops em uma câmera, progredindo de uma configuração ampla para uma configuração pequena, é f/4, f/5.6, f/8, f/11 e f/16. Algumas lentes terão um alcance mais amplo e podem oferecer meio ponto e/ou terceiro ponto.
Escalas
Outra coisa engraçada é que se você reduzir pela metade o número do f-stop, a abertura deixa entrar um quarto da quantidade de luz, porque são dois pontos de diminuição. Se você está pensando nisso logicamente, você naturalmente assumiria que, se você pegasse e reduzisse pela metade o seu f-stop, estaria deixando entrar metade da luz. Mas isso não é verdade porque a cada diminuição de f-stop você está reduzindo pela metade a quantidade de luz, portanto, com dois f-stops, você teria apenas um quarto da luz.
Se você pegar sua escala f-stop e adicionar suas meias paradas, a escala será f/4, f/4.8 e f/5.6. Se você fizer o seu terceiro intervalo de parada. Seria f/4, f/4.5, f/4.8 (para sua metade), f/5 e f/5.6.
A principal coisa a lembrar é sobre uma medida da quantidade de luz que está sendo deixada através de sua lente. Você pode pensar nisso como tendo um rolo de papel toalha e olhando através do rolo para a luz. Se você pegar um pedaço de papel-alumínio e colocá-lo sobre o final do rolo de papel toalha e fizer um furo nele, você terá um f-stop alto ou uma abertura pequena. Quanto maior você fizer o buraco, menor será o número de f-stop e mais luz você estará deixando entrar.
Testando os modos f-stop
Usar o controle de abertura com o controle do obturador na câmera lhe dará a exposição adequada. A melhor maneira de descobrir o que está acontecendo com as diferentes configurações é apenas brincar com isso. Especialmente se você tiver uma câmera digital, você pode simplesmente apagar o que não der certo.
Não se preocupe se você não souber o que significam todos os controles da sua câmera. Você pode aprender o quanto quiser. Afinal, sempre poderá configurá-lo no automático e sua câmera tirará a foto para você, e é provável que fique ótimo.
Os controles manuais são para aquelas fotos que sua câmera tem dificuldade em tirar, ou apenas para algum controle criativo. Talvez você não queira que sua foto pareça a realidade.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.