Alguns fotógrafos se opõem à ideia de usar flash ou modificadores de luz. Às vezes porque não combina com o estilo deles, às vezes porque eles não se sentem confortáveis ​​usando o flash em primeiro lugar. Embora fotógrafos muitas vezes adore a sensação de luz suave e natural, saber como utilizar a luz artificial pode ser de grande valor em ambientes com pouca luz. 

Sem falar que esse conhecimento e estar pronto para superar tarefas desafiadoras em praticamente qualquer ambiente pode aumentar a confiança e dar tranquilidade ao trabalhar no campo. No artigo de hoje, confira algumas dicas úteis sobre como e quando usar o flash em suas fotografias. 

1. Uso do flash dentro de casa

Como profissional, deve-se ter pelo menos o plano básico de iluminação para poder capturar o dia com facilidade. DSLRs de ponta podem ser flexíveis o suficiente para capturar imagens em ambientes mal iluminados, mas é um jogo de compromissos. Se os níveis de luz estiverem muito baixos, você terá que lidar com imagens desfocadas devido ao desfoque de movimento / trepidação da câmera, ou terá que aumentar o nível ISO muito alto, o que obviamente aumenta o ruído, atrapalha as cores e reduz muito o alcance dinâmico. 

Então, qual é a configuração básica? Se você tem tetos brancos que não são muito altos, você pode montar o flash em sua DSLR e refletir a luz no teto ou nas paredes brancas próximas. Se as paredes/teto forem de cores diferentes, não é recomendado de modo algum rebater o flash. Lembre-se de que a luz assumirá a cor de onde está sendo refletida. 

1.2. Fotografando detalhes em ambientes internos

Se você é um fotógrafo de eventos, parte do seu trabalho é fotografar detalhes para fornecedores que fizeram aquele evento em particular acontecer. Os fornecedores variam e não se limitam a organizadores de casamentos, floristas, padeiros, etc. Como fotógrafo de eventos, espera-se que você capture bem esses detalhes. 

Em termos de detalhes de iluminação, você pode não precisar mais do que tem para iluminar salões, mas trabalhar com itens estacionários é muito mais fácil, pois eles não se movem nem falam. Se você deseja evitar o uso de flash nessas circunstâncias, você precisa ter certeza de que está fotografando pelo menos em um local semi-iluminado. O que você precisa aqui é um tripé e uma câmera configurada para uma velocidade mais lenta do obturador. Esse processo garantirá que a câmera colete luz suficiente para produzir uma foto nítida e equilibrada. 

Uma coisa que não vai fazer é acelerar o processo. Se deseja reduzir seu tempo pela metade e terminar de fotografar os detalhes mais rapidamente, sua única aposta é iluminar adequadamente sua área de trabalho. Para isso, um flash refletindo em cima de sua câmera pode ser suficiente. Mas você pode ir um pouco mais complexo com luz de fundo estacionada e luz de preenchimento na lateral para uma aparência mais equilibrada/profissional.

2. Ao ar livre

2.1. Flash de preenchimento – quando seu assunto está mal iluminado

A maioria dos fotógrafos não se preocupa com flash ao ar livre. Especialmente se você está fotografando no final da tarde, quando a luz é tão linda quanto possível. Mas à medida que o dia avança, sua câmera começará a se esforçar para acompanhar a luz disponível. Você precisará começar a pensar em usar luz alternativa para fazer o trabalho. Aprender a configurar luzes em situações como essas é muito importante. Por mais que os raios do sol possam criar problemas ao fotografar assuntos, a ausência do sol e, portanto, uma boa luz ambiente, seria igualmente dolorosa. Assim como fotografar em ambientes fechados, você pode precisar expor seus assuntos com uma fonte de luz artificial.

2.2. Flash de preenchimento – ao fotografar em contraluz

Fotografar assuntos em contraluz pode criar uma boa separação e trazer mais profundidade às imagens. Mas também deve saber que, se o assunto estiver fortemente iluminado por trás (digamos, com o sol atrás), o lado oposto do assunto onde você está pode ficar subexposto. Embora possa trazer um refletor (e potencialmente um assistente para segurá-lo) para ajudá-lo a obter uma exposição mais equilibrada da frente, o flash de preenchimento também pode fazer maravilhas. Uma única luz difusa posicionada longe da câmera faria o trabalho. 

2.3. Dia ensolarado – Dominando o sol para evitar pontos quentes e sombras intensas

Em seguida vem a questão de fotografar em dias ensolarados, geralmente à tarde, quando o sol está diretamente em cima. Embora algumas coisas lindas possam ser feitas com luz forte, fotografar retratos pode não ser tão agradável nesses casos. Assim como fotografar em contraluz, o recomendado seria pegar um guarda-chuva simples ou um softbox. 

3. Conclusão

O Flash ajuda a usar outra dimensão em sua fotografia. Embora às vezes você não tenha outra escolha a não ser usar o flash, encorajo todos os fotógrafos a deixar algum espaço para serem criativos. Independentemente do tipo de fotografia que você faz, é apenas mais uma habilidade que o manterá desafiado e motivado a fazer algo diferente.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.