Não existe um modelo de câmera específico que você pode usar, são muitas opções e vai de acordo com o que você deseja fotografar, então o ponto de partida para começar a pesquisar qual câmera comprar é se perguntar: “O que eu vou fotografar?”.
As necessidades de câmera e lentes são diferentes e se pretende trabalhar com fotografia, são vários tipos de fotos que você pode fazer, então definindo seu objetivo com a fotografia, pode escolher melhor qual é a câmera ideal para você.
Para fotografar eventos, são necessários vários cliques e para isso você precisa de uma câmera que aguente essa quantidade, que são o caso das câmeras DSLR (digital single-lens reflex) de entrada, avançada ou uma semiprofissional.
Essas câmeras são um pouco mais caras que as compactas ou superzooms, mas tem uma qualidade de imagem e permitem que você troque de lentes, que torna seu equipamento mais eficaz, já que você pode ter tipos diferentes de lentes para cada tipo de foto ou evento que queira registrar.
DSLR de entrada
Para iniciantes que querem uma qualidade profissional nas suas fotos, uma DSRL de entrada é um bom começo. Essas câmeras são projetadas para que você possa controlar abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade do ISO e são mais fáceis de aprender a usar.
Para um investimento inicial, esse tipo é boa em custo-benefício, você pode adquirir o corpo da câmera mais barato e aprimorar seu equipamento com as lentes mais especificas para o que você quer fotografar.
São menores e também mais leves, que podem fazer a diferença pra quem está começando a fotografar em eventos com uma duração maior, como corridas de rua, que geralmente exigem um disparo contínuo durante uma ou duas horas (nas corridas menores) e acaba forçando o braço na mesma posição com o peso da câmera e mais a objetiva.
DSLR intermediárias
As intermediárias podem ser mais pesadas e mais caras que as câmeras de entrada, porém há alguns recursos nelas que fazem valer a pena o investimento como o sistema de autofoco (AF) que permite registrar os assuntos da foto que estão se movendo em velocidade alta com muito mais foco no ponto que você quer congelar.
Ainda, algumas câmeras desse modelo conseguem preencher praticamente todo o quadro com pontos AF para que a chance do o assunto a ser fotografado fique totalmente focado.
DSLR avançadas
Um diferencial das câmeras avançadas é o sensor Full Frame, que tem o mesmo tamanho do filme analógico, que permite captar mais luz com o ISO mais alto, o que pode ajudar muito em eventos com pouca luz, como o caso das fotos noturnas.
O tamanho da imagem gerada com o sensor Full Frame será maior, com maior resolução e menor ruído porque o sensor não é cropado como nas câmeras DSLR de entrada ou intermediária. Mas se não for o caso de ter arquivos maiores, você pode conseguir bons resultados com uma câmera cropada, além de ser mais barata dos que as avançadas.
A marca
As câmeras mais conhecidas e utilizadas são das marcas Canon e da Nikon, são fáceis de comprar e também revender os equipamentos de ambas quando você quiser aprimorar seus equipamentos e são as duas melhores no mercado falando do tipo DSLR.
Escolher a marca para comprar exige um pouco de pesquisa e paciência, é legal você olhar as configurações de cada uma, segurando a câmera, comparando o peso, a cor da imagem, o menu, que são coisas simples mas que podem ser diferenciais que te ajudem nessa escolha.
A preferência por uma marca ou outra vai muito de gosto pessoal também, mas é importante você escolher com calma porque irá comprar todo o equipamento voltado a marca, como o flash, lentes, carregadores, etc e posteriormente se quiser trocar de marca terá que comprar todos esses itens porque não são compatíveis.
Então, você pode começar pelo básico, adquirindo uma câmera mais básica e gastar um pouco mais na lente adequada para seu objetivo inicial e ir se aperfeiçoando e investindo no equipamento com o tempo.
Se você ainda não sabe qual a melhor lente para o tipo de fotos que você quer fazer, confere aqui as dicas que temos pra você sobre elas.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!