Para entender as estratégias que podem te ajudar a potencializar suas vendas é importante ter definido quatro pontos importantes: O que eu estou vendendo? Quanto vale o meu trabalho? Como é realizada a minha venda? O que eu faço para divulgar meus serviços? Essas são perguntas com base nos 4 P’s da fotografia no conceito de mix de marketing, que são estratégias de marketing para posicionar seu produto ou serviço no mercado que você quer estar inserido. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
4 P’s da fotografia: PRODUTO
Quando pensamos no P de Produto, é necessário saber o que você está querendo vender e principalmente, pra quem você vai vender.
Antes, as estratégias de marketing direcionavam ao produto e hoje o cenário é outro. Você pensa no seu produto/serviço voltado para o que o consumidor deseja ou tem necessidade.
Nesse mercado, vendemos muito mais que uma foto digital ou impressa. A fotografia é uma forma única de registrar e eternizar um momento especial ou importante do fotografado e você deve lembrar disso quando for definir o seu produto. Tenha bem claro o que você está oferecendo ao seu cliente e se atende as expectativas dele.
Você precisa de um diferencial! Muito do mesmo não vai deixar seu produto atrativo, procure fazer o que ainda ninguém faz. O que você tem a mais a oferecer para seu cliente do que outros fotógrafos?
Compare as fotos de outros fotógrafos no evento que você participou, teste novos enquadramentos, ângulos, iluminação diferente, cenários, edição das imagens, tipos diferentes de eventos , tudo que você achar interessante e que pode melhorar e ajudar a destacar seu produto. Vale a pena tentar.
A forma que você entrega seu produto final também pode ser diferenciada. Na plataforma do Fotop por exemplo, suas fotos são vendidas em vários formatos como no digital com alta ou baixa resolução, impressa de tamanhos variados e como foto produto que são as fotos estampadas em canecas, agendas, capa de celular, mouse pad, quadros, etc.
4 P’s da fotografia: PREÇO
Com o P de Preço é possível moldar a percepção do público.
O preço pode determinar para quem você ira vender, um valor mais baixo nas fotos atingirá o público que quer gastar menos, um valor mais alto, quem pode pagar um pouco mais pelo seu trabalho.
Por isso, é importante saber para quem você está destinando seu produto. Se busca um mercado mais popular como por exemplo as corridas de rua, vender mais barato e investir na divulgação trará um número maior de clientes e assim um número maior de vendas no mês.
Nos eventos criados na plataforma, os preços são estipulados por você para cada tipo de foto vendida e nos eventos disponíveis antes de participar já tem disponível os valores que serão aplicados naquele evento.
Isso pode te ajudar também a ter uma base de precificação, qual a média dos preços que outros fotógrafos praticam e em quais tipos de eventos.
Em casos de eventos com valores fechados para cobrir o evento, você precisa levar em consideração o seu custo total para o trabalho. Seus gastos com equipamentos, estudo, transporte, alimentação e o tempo gasto que você investiu anteriormente.
O preço mais alto ou mais baixo muitas vezes está associado ao custo do fotógrafo para executar o trabalho (viagens, equipamento, etc) e a estratégia. Por exemplo, se não houver concorrentes poderá cobrar um pouco mais caro.
4 P’s da fotografia: PRAÇA
Ter disponível uma plataforma que tem a média de 120 mil acessos por mês, de pessoas que participam com certa frequência de eventos do mesmo segmento, traz para você um leque de oportunidades e opções para a distribuição do seu trabalho.
É importante pensar em ampliar a distribuição do seu produto, explorar outros setores do mercado que você possa expandir sua atuação e aprimorar seu portfólio.
Você pode cobrir eventos na sua cidade, em cidades vizinhas ou em qualquer lugar do Brasil, utilizando a plataforma que conta com um número significativo de clientes cadastrados de todas as regiões do país, com fácil acesso para comprar suas fotos de algum destes eventos que participou.
Contar com um espaço que prioriza a usabilidade e facilidade em adquirir suas fotos pouco tempo depois de participar de um evento é muito atrativo para quem quer adquirir seu produto.
PROMOÇÃO
Atrair clientes certos para suas vendas é o papel do P de Promoção. Com seu público alvo definido, você já saberá onde ele está presente, se são nos meios online, off-line ou em ambos. Assim, com esses direcionamentos, é preciso pensar na estratégia correta para atingir essas pessoas.
Por isso, as estratégias de promoção são as ferramentas de comunicação que você usa para promover seu produto.
Uma dica também é salvar suas fotos com seu nome ou seu instagram na legenda. O cliente que comprar sua foto e postar nas redes sociais pode te marcar na publicação. Assim, o que gera a divulgação do seu trabalho entre os seguidores dele, que muitas vezes podem também participar de eventos semelhantes que você fotografa.
Três pontos são importantes na promoção para que você atinja seu público: o que e como você irá fazer a divulgação. Quantas vezes vai repetir a ação para que a estratégia atinja o seu público.
Agora que você já sabe a importância de pensar nas estratégias dos 4 P’s para o fotógrafo, confira aqui nosso post sobre estratégias que você pode já começar no próximo evento que você for fotografar.
Lá você encontrará dicas sobre postagens em redes sociais, e-mail marketing e muito mais.
Se este conteúdo gerou algum valor, não deixe de compartilhá-lo e comentar sobre o que achou.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!