Todo mundo já teve a experiência de ver um jornal ou uma revista onde uma única imagem conta uma história. Isto é fotojornalismo. Ele se enquadra em todos os assuntos da fotografia, mas a imagem precisa ser notícia digna de publicação.
Quais os tipos de fotojornalismo existentes?
O primeiro tipo de fotojornalismo é onde uma imagem ajuda a ilustrar uma história. Muitos jornalistas trabalham em estreita colaboração com fotógrafos para produzir imagens publicadas em seus artigos. Assim, não há limite para o uso quantas imagens forem necessárias. Esta é geralmente a decisão dos editores.
A segunda é onde uma imagem conta uma história sem palavras. Uma única imagem pode ser usada em jornais ou até mesmo dez imagens são frequentemente usadas em revistas. Por isso, uma das qualidades mais importantes de um fotojornalista é sua capacidade de reagir rapidamente quando se depara com uma cena que pode ser digna de notícia.
Dicas para ser fazer fotojornalismo
Se você leva a sério o fotojornalismo, crie uma coleção de imagens da sua região. Assim, muitas dessas fotos não serão imediatamente dignas de notícias, mas podem estar no futuro. Tire fotos de todas as fábricas e edifícios na área. Algum dia, uma fábrica pode fechar e você pode não conseguir chegar ao local. Tenha também muitas fotos de empresários e políticos locais.
Acima de tudo, se você leva a sério o fotojornalismo, crie uma coleção de imagens da sua região. Muitas dessas fotos não serão imediatamente dignas de notícias, mas podem estar no futuro. Tire fotos de todas as fábricas e edifícios na área. Algum dia, uma fábrica pode fechar e você pode não conseguir chegar ao local. Tenha também muitas fotos de empresários e políticos locais.
Alguns fotojornalistas têm a sorte de conseguir trabalhos de jornais ou revistas, a maioria tem que seguir ou encontrar as notícias para ganhar a vida. O mundo da fotografia digital facilitou muito o trabalho do fotojornalista. Dessa forma, ser capaz de visualizar, digitalizar e enviar imagens por e-mail para um editor instantaneamente é uma grande vantagem.
O trabalho de um fotojornalista pode ser extremamente duro – tirar fotos em todos os tipos de condições extremas e em situações muito perigosas. Muitos fotojornalistas correm riscos a cada ano em zonas de guerra e em diferentes desastres naturais ao redor do mundo.
Por fim, vivemos em um mundo onde as notícias de hoje são esquecidas amanhã e a necessidade de levar as imagens rapidamente ao editor é tão importante. Se você tiver imagens dignas de notícias, não demore para enviá-las para uma agência de notícias ou editora. É a sua oportunidade para ser reconhecido.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.