Devido à sua durabilidade e versatilidade, viciados em adrenalina de todo o mundo escolheram GoPros como sua primeira escolha de câmeras de ação. De algo tão extremo como um salto de paraquedas até seu trajeto de bicicleta para lazer, uma GoPro é a câmera perfeita para capturar todas as suas aventuras.
Neste artigo, o Fotop preparou algumas dicas que o ajudarão a obter as melhores fotos com essa máquina.
Embora uma GoPro seja mais conhecida por gravar vídeos, ela também pode ser usada para capturar fotos. Com muitos modelos tendo diferentes modos de imagem, como o modo burst e foto com time lapse, uma GoPro pode provar ser uma ótima câmera para fotografia.
Ativar Protune
E uma das principais dicas é ativar o Protune. As configurações avançadas de Protune disponíveis no modo foto de sua GoPro fornecem aos usuários mais controle sobre itens como equilíbrio de branco, saturação, exposição e ISO. Se você for fotografar sob luz solar intensa, diminua o nível de exposição para evitar que partes da imagem pareçam desbotadas. Outra boa ideia é travar o equilíbrio de branco durante o dia durante as filmagens ao ar livre. Ele mantém as cores consistentes, mesmo quando você entra e sai da incidência de luz.
Já para fotografia com pouca luz é recomendável fotografar no modo RAW e escolher uma velocidade de obturação baixa para obter cores mais claras e suaves. Conectar sua GoPro a um tripé em situações de iluminação difícil também ajuda a manter suas fotos suaves e sem borrões.
Por último, caso planeje editar ou graduar a cor de suas fotos posteriormente, é melhor fotografar no modo RAW e selecionar a opção de cor Protune neutra / plana.
Use HDR (High Dynamic Range)
O recurso HDR de sua GoPro permite destacar detalhes que, de outra forma, poderiam ser perdidos nas sombras e nos realces. Ele faz isso sobrepondo várias imagens tiradas em diferentes níveis de exposição e criando uma imagem composta que possui os melhores detalhes de cada uma. Esta configuração é melhor usada ao filmar um objeto muito iluminado por trás.
Foto RAW
Os modelos HERO5 Black e posteriores oferecem a opção de capturar imagens no formato RAW, além do formato JPEG padrão. Embora uma imagem de formato RAW seja mais pesada e incompatível com muitos dispositivos, ela tem uma vantagem definitiva sobre as imagens JPEG. Elas apresentam uma qualidade significativamente superior, pois armazenam mais informações para uma determinada imagem, especialmente em situações de pouca luz. Essas imagens são perfeitas se você deseja editar ou graduar as cores de suas fotos à medida que elas capturam mais dados.
Pense fora da caixa e seja criativo
Para obter fotos realmente incríveis com sua GoPro, você deve pensar fora da caixa e ser criativo! Existem muitas maneiras diferentes e exclusivas pelas quais você pode usar sua GoPro e capturar grandes perspectivas em locais pequenos e incomuns, o que de outra forma seria impossível de fazer com uma câmera maior. Por exemplo, conectar sua GoPro a um veículo, animal de estimação ou até mesmo seu sapato permite que você capture imagens criativas e cinematográficas de suas aventuras.
Incluir um tema (e obter closes)
A GoPro oferece ótimas fotos de grande angular com uma grande perspectiva da paisagem. Incluir uma pessoa fazendo algo interessante e aventureiro na foto (sem olhar diretamente para a câmera) faz com que ela pareça autêntica e natural.
Use a regra dos terços
Para uma foto bonita, é sempre ter em mente a ‘regra dos terços’. É um conceito que o ajuda a levar em consideração o posicionamento do assunto. Essa regra faz com que suas fotos pareçam bem equilibradas, visualmente atraentes e interessantes de se olhar.
A regra dos terços envolve quebrar uma imagem que você deseja fotografar em três, horizontal e verticalmente. Então, você obtém nove partes iguais. De acordo com a regra, se você posicionar o assunto principal de sua foto nas seções superior, inferior, esquerda ou direita da grade, sempre obterá uma imagem perfeita. Você também deve manter o primeiro plano no terço inferior, o horizonte no terço médio e o céu no terço superior.
Fotografar ao pôr do sol/nascer do sol (Horas douradas)
Os períodos logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol são chamados de Horas de Ouro para a fotografia, pois a luz durante essas horas é muito mais bonita. Mas, o que torna as horas de ouro tão especiais para os fotógrafos? Bem, é o fato de que o sol está baixo no céu durante esse período, o que dá à luz uma qualidade suave e dourada, banhando as cenas com uma luz marcante, cores ricas e contrastes.
No entanto, embora as horas douradas sejam mágicas todos os dias, situações de chuva ou nublado podem fazer até mesmo essas horas parecerem insossas. Então, você precisa de dias claros com um sol forte para que as horas douradas façam jus ao nome.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhá-las nas redes sociais. Aproveite e junte-se ao Fotop, a maior rede de profissionais da fotografia do país. Saiba mais aqui.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!