A fotografia do espaço negativo situa os assuntos em seu entorno de maneira dramática que conta uma história usando o espaço em branco e o vazio
A fotografia do espaço negativo está relacionada à fotografia minimalista. Ele enfatiza não apenas o assunto, mas o espaço vazio ao redor. Os olhos do espectador podem ser atraídos para uma figura central, mas não podem deixar de notar a grande seção de vazio que cerca e define essa figura. O vazio (seja qual for a forma que assuma) dá definição e ênfase ao assunto.
É minimalismo em forma fotográfica. Você tem seu ponto focal e muito poucos outros elementos na página. Esse ponto focal ou assunto principal é o “espaço positivo”, e o resto do quadro, seja um céu em branco ou um espaço em branco de estúdio, é o espaço negativo.
Independentemente de qual seja o seu ponto focal ou assunto, o espaço ao seu redor precisa ser impossível de perder. Uma boa regra geral é que a quantidade de espaço negativo deve ocupar pelo menos 50% da foto para obter o efeito certo. Uma foto de paisagem com uma única figura à distância que dá uma sensação de escala e solidão é um exemplo de fotografia de espaço negativo.
Os elementos das fotos negativas do espaço
As fotos negativas do espaço têm tudo a ver com a interação entre o assunto e seus arredores. Fotógrafos de espaço negativo ainda usam regras de composição fotográfica como a regra dos terços, mas o estilo se presta a uma abordagem única a essas diretrizes.
Como geralmente há tão poucos elementos em uma foto, todos eles têm que carregar muito peso. Cada aspecto deve ser bem executado. Você tem que saber que o que você tem é muito forte. Pode parecer muito simples e não difícil, mas na prática você tem que pensar em seu primeiro plano e seu plano de fundo, bem como elementos de distração e como removê-los.
Exemplos de espaço negativo
Espaços negativos são frequentemente, mas nem sempre, fundos sólidos. Eles podem ser paredes de concreto, rolos de papel colorido ou fundos de estúdio pretos. Mas isso é só o começo. O vazio assume muitas formas.
Espaços negativos não precisam ser uniformes. A grama pode ser um espaço negativo, embora tenha um pouco de textura. Da mesma forma, as areias do deserto com variação perceptível ou um céu nublado também podem servir como espaços dramáticos e vazios, mesmo que não sejam de uma cor uniforme.
A fotografia de espaço negativo é sobre relacionamentos e como o assunto se relaciona com espaços expansivos, seja um amplo campo de grama, um vasto deserto ou um céu aberto. Normalmente, o que é mais importante na imagem é um senso de escala e espaço para respirar para o assunto, em vez do tipo específico de espaço negativo. É muito mais do que apenas fundos minimalistas de cor única.
Como a luz afeta o espaço negativo
Você pode usar luz e sombra para criar espaço negativo. A iluminação pode enfatizar um assunto de maneira marcante e dramática, e as sombras que se estendem até o fundo podem enfatizar ainda mais a relação do assunto com o espaço. Isso funciona melhor com luz direta e brilhante.
Prestar atenção à forma de um assunto é algo que você só pode realmente fazer com luz forte. A luz mais suave pode criar sombras mais borradas e suaves, e esse efeito pode estar em desacordo com as definições rígidas que caracterizam muitas fotografias de espaço negativo.
Crie seu próprio espaço negativo
Esteja aberto ao que o espaço negativo pode ser. Existem todos os tipos de espaços negativos esperando para serem descobertos. Ele pode até ser algo adicionado pela manipulação das configurações da câmera. A profundidade de campo rasa pode criar um fundo desfocado para o foco principal, e a composição fotográfica certa pode transformar qualquer configuração em um espaço negativo que atrai a atenção do espectador.
A fotografia de espaço negativo tem tudo a ver com contraste e escala, e um fotógrafo habilidoso pode obter esse efeito com bokeh ou outros efeitos que transformam parte do quadro em um espaço negativo desfocado e outra parte em um assunto bem definido.
Fotos de vazio podem ter qualquer assunto. A fotografia espacial negativa pode ser fotografia de comida ou moda. Pode ser fotografia de rua em uma esquina movimentada de Nova York, retratos de profissionais posando ou até fotografia de produtos. Desde que situe o assunto dentro de uma área aberta e lhe dê vazio suficiente para interagir com ele, qualquer fotógrafo pode usar o espaço negativo para criar imagens impressionantes.
A sensação de imagens negativas do espaço
Em última análise, a parte mais importante da fotografia do espaço negativo é como ela faz você se sentir. Uma figura cercada de vazio sempre mostra uma relação entre eles e o cenário. É quase sempre aquele em que o cenário e o espaço circundante são maiores e mais expansivos do que o assunto, literal e metaforicamente. O espaço positivo e negativo se combinam para criar um efeito intrigante.
Uma boa maneira de entender esse efeito – e aprimorar suas habilidades com fotografia de espaço negativo – é explorar muitos espaços. Sinta o conteúdo emocional de um espaço por meio da experiência e da exploração. Você levará um longo caminho para capturar esse sentimento.
Seja intencional ao usar o vazio. Como as imagens costumam ser tão minimalistas, tudo precisa parecer nítido e polido – e contribuir para o efeito geral. Esteja pronto para editar quaisquer elementos de distração. O que muitas vezes parece uma área vasta e vazia é o resultado de um trabalho deliberado por parte do fotógrafo, apagando diligentemente as distrações nas pós-produção.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.