A fotografia de eventos é um gênero fantástico para construir um negócio ou para ajudá-lo a ganhar um pouco de dinheiro extra. Para ajudá-lo, aqui estão sete dicas para ir bem nesse segmento fotográfico

Aprenda a deixar as pessoas à vontade

Um dos aspectos mais difíceis no sucesso da fotografia corporativa é que os participantes geralmente se sentem em guarda, já que os eventos geralmente são ambientes profissionais.

É claro que existem exceções, mas haverá muitos eventos que parecerão muito mais rígidos que seus eventos familiares ou casamentos. Como fotógrafo, isso também pode deixá-lo desconfortável, mas é importante lutar contra isso e não mostrar nenhum desconforto.

Primeiro, vista-se para impressionar. Em seguida, certifique-se de sorrir e envolver brevemente seus assuntos quando a situação justificar, principalmente no início. Depois de algumas gentilezas iniciais, você descobrirá que as pessoas se sentirão mais à vontade ao seu redor e muitas vezes você não terá que envolvê-las novamente pelo resto do evento.

Você, é claro, estará tentando capturar belos momentos espontâneos. Mas é muito mais difícil se esgueirar se as pessoas desconfiam de você e de sua câmera grande. Se você olhar e desempenhar o papel, as pessoas o deixarão em paz e se concentrarão no evento.

Aprenda a trabalhar com má iluminação

Isso significa aprender a usar um ISO alto, obter e usar uma lente rápida e aprender a refletir o flash. Haverá uma certa porção de eventos corporativos e principalmente seminários, onde a iluminação será péssima. Nesses casos, você tem que fazer o melhor que puder. Isso começa com o aumento do seu ISO para deixar entrar mais luz.

O ruído não é tão perceptível em câmeras mais recentes, o que permite aprimorar a iluminação escura para torná-la mais agradável.

Você deseja equilibrar o ambiente de fundo com rostos visíveis e bem iluminados, então é aqui que sua unidade de flash é útil, deixando na configuração TTL (através da lente).

Esta é a configuração de medição automática que permite que a câmera escolha a intensidade do flash, com base nas configurações da câmera e na luz ambiente da sala.

O problema é que um flash apontado diretamente para o seu assunto não tem uma aparência muito agradável. Em vez disso, aponte o flash para cima e levemente inclinado para trás, de modo que a luz seja refletida no teto e volte para os assuntos de uma maneira muito mais agradável.

Aguarde os melhores momentos para capturar fotos envolventes

Eventos de negócios não são como casamentos onde você sabe quando vão acontecer piadas e grandes momentos, ou quando estar preparado para aquela parte especial do dia. Há menos momentos em que as pessoas vão sorrir, então você tem que antecipá-los.

Tente encontrar um grupo que pareça estar se divertindo. Assista até que alguém faça uma piada ou até que eles finalmente tenham um momento envolvente. É assim que você fabrica fotos sorridentes em eventos chatos.

Seminários podem ser tão difíceis. Cinco ou seis horas fotografando um seminário de seguros farão seus olhos sangrarem, mas você tem que estar atento e esperar por piadas ou momentos de luz. A maioria dos apresentadores fará suas piadas no início de suas apresentações. Portanto, você precisa estar mais preparado toda vez que uma nova pessoa aparecer para falar.

Nem sempre use a abertura mais baixa possível

É tentador querer ter uma profundidade de campo realmente rasa para a aparência agradável que ela dá. Muitos locais escuros exigirão a filmagem o mais aberta possível, mas lembre-se de que você deseja que seus assuntos principais sejam nítidos.

Se você estiver fotografando um grupo de pessoas em f/1.8, há uma forte possibilidade de que as pessoas do centro fiquem nítidas enquanto as pessoas nas bordas fiquem desfocadas. Então, sempre que possível, prefira fotografar entre f/2.8 e f/4 em situações de baixa iluminação para ter certeza de que mais elementos importantes estão nítidos. Isso não é para todos os momentos, é claro, então você precisa usar seu critério e escolher com sabedoria.

Prefere contratar um fotógrafo profissional que cuide de todos os detalhes?

No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis e que podem te ajudar a construir a melhor experiência fotográfica para seus clientes. E, assim, alavancar as suas vendas.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.