Fotógrafos iniciantes costumam usar os termos “embaçado” e “fora de foco” de forma intercambiável quando falam de imagens sem qualidade. Mas, na realidade, os dois têm significados e causas completamente diferentes. 

Quando você focaliza, a lente forma uma imagem nítida de um assunto que está a uma distância específica da câmera. Se a câmera ou o assunto mudar de posição mesmo que um pouco depois de o foco ter sido bloqueado, ele será desviado. Como resultado, a imagem não ficará nítida. No entanto, isso não quer dizer que a imagem esteja embaçada. Na verdade, está fora de foco.

Se o objeto ou a câmera se mover enquanto você tira uma foto, a imagem ficará borrada.

Corrigindo imagens fora de foco

Ao fotografar com aberturas muito amplas, como f/1.4 ou f/1.2, é fácil perder o foco. A profundidade de campo é tão rasa que mesmo um leve movimento fará com que a imagem fique desfocada. Usar um tripé restringe o movimento da câmera e melhora suas chances de ter a foto em foco. Depois de travar o foco no assunto, certifique-se de que o assunto não mude de posição. Isso diminuirá drasticamente as chances de suas imagens não ficarem boas.

Corrigindo imagens embaçadas

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar imagens borradas. Estabilize sua câmera usando um tripé ou monopé. Isso permitirá que você use velocidades de obturador muito lentas sem introduzir qualquer tipo de trepidação da câmera. No entanto, se o objeto se mover enquanto você tira a foto com uma velocidade lenta do obturador, a foto ainda ficará embaçada.

Se usar um tripé não é sua preferência, você pode usar uma velocidade de obturador rápida para congelar o movimento. Para evitar trepidação da câmera, siga uma regra geral. Defina a velocidade do obturador para um valor que seja pelo menos o recíproco da distância focal efetiva que você está usando. Por exemplo, se você estiver fotografando com uma lente de 50 mm, sua velocidade de obturador mais lenta deve ser de 1/50 de segundo ou mais rápida.

Segure a câmera com firmeza. É uma boa prática dobrar os cotovelos e usar a mão esquerda para apoiar a câmera por baixo. Com o auxílio do visor, você pode até usar seu rosto para apoiar a câmera.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.