A primeira hora de luz logo após o amanhecer e a última hora de luz pouco antes do pôr do sol são conhecidas como a hora dourada

O grande fotógrafo de paisagens e artista Ansel Adams disse uma vez: “Você não tira uma fotografia, você a faz”. Se você já se perguntou qual era a diferença entre fotos de verão de uma bela praia e fotos perfeitas de cartão postal da mesma praia, é melhor resumir por esta citação fotográfica. A foto perfeita exige visão, planejamento e paciência.

Em vez de apenas sair quando for conveniente e tirar algumas fotos, os fotógrafos profissionais começam com uma pesquisa cuidadosa, explorando os locais e descobrindo exatamente que horas fornecem a melhor iluminação para a fotografia.

Quando acontece a hora dourada?

A primeira hora de luz logo após o amanhecer e a última hora de luz pouco antes do pôr do sol são conhecidas como a hora dourada (do inglês Golden Hour). Essa janela da hora dourada da manhã e da tarde, quando o sol está baixo, fornece aos fotógrafos uma qualidade mágica de luz que faz suas fotos se destacarem.

Por que usar a hora dourada para a fotografia?

Luz difusa

Como o sol está em um ângulo baixo durante a hora dourada, a luz do sol está viajando mais através da atmosfera, o que suaviza e reduz a intensidade da luz direta. Isso torna seu trabalho mais fácil como fotógrafo, pois a luz dourada difusa produz menos contraste e fotos com exposição uniforme.

A luz é quente e brilhante

Como ela viaja por mais tempo na atmosfera, a luz azul é filtrada, resultando em uma cor mais avermelhada e quente. A cor vermelha e amarela da luz adiciona um calor mágico e convidativo às suas fotografias.

Sombras mais longas e suaves

O ângulo acentuado da luz também cria belas sombras e contraste agradável, adicionando profundidade e dimensão às suas imagens.

Quando é hora dourada?

Apesar do nome, nem sempre é uma hora, e a duração exata varia entre as estações. Dependendo de quão longe você está do equador, ela pode durar menos de 40 minutos nos trópicos ou até várias horas perto do Ártico no verão. Se as nuvens estiverem presentes e refletindo a luz do sol, isso pode nem acontecer.

Ferramentas para calcular

A fotografia na hora dourada requer algum planejamento, pois você está trabalhando com um curto período de tempo. Calcular a hora exata do pôr do sol é a parte fácil. Muitos sites de previsão do tempo listam os horários exatos do nascer e do pôr do sol na sua localização. Lembre-se de que o nascer e o pôr do sol ocorrem em horários diferentes todos os dias, dependendo de sua localização geográfica e da data do ano.

Então, que horas é a hora dourada da fotografia? O período é aproximadamente a hora imediatamente após o nascer do sol e a hora imediatamente antes do pôr do sol. Se você estiver mais perto do equador, planeje que a “hora” seja mais curta, e se estiver mais ao norte, ela será um pouco mais longa.

Escolha os detalhes

A fotografia na hora dourada pode ser panorâmica ou close-ups detalhados. Independentemente do seu campo de visão, geralmente são os pequenos detalhes que tornam uma foto um sucesso. Encontre os detalhes que tornam um lugar único e as enfatize. Os contrastes profundos e a luz difusa e angular o ajudarão a contar a história melhor.

Brinque com o Flare

O reflexo é geralmente evitado na fotografia e considerado por alguns como uma deficiência técnica com fotografias. Flare é o reflexo da luz brilhante, como o sol, nos elementos internos da lente que aparecem nas imagens finais.

Esse reflexo pode ser manipulado pelo fotógrafo simplesmente mudando o ângulo da lente da câmera em relação ao sol. Apenas deslocar a câmera para cima ou para baixo, ou da direita para a esquerda, alguns graus, mudará o reflexo. Um para-sol também pode ajudar a reduzir o reflexo se você quiser se livrar dele completamente.

Sombras

Não se desanime com as sombras profundas presentes em muitas imagens tiradas durante esta hora do dia. Os contrastes profundos podem ajudar a destacar os detalhes e podem trazer emoção e drama às suas fotos. Além disso, é um ótimo momento para brincar com silhuetas.

Ajuste seu balanço de branco

O equilíbrio de branco pode ser uma das configurações mais importantes da fotografia na hora dourada. O equilíbrio de branco é a configuração da câmera que mede a temperatura da luz para calibrar as cores exibidas na imagem final. Se você nunca tirou sua câmera do modo automático de balanço de branco, não tem problema.

Mas, ao brincar com a configuração da câmera, você pode restringir exatamente a aparência que você imaginou. A luz quente e inclinada durante este período de luz do dia muitas vezes engana as configurações automáticas da câmera, fazendo-as usar temperaturas de cor inadequadamente baixas.

Uma maneira segura de evitar problemas com o equilíbrio do branco é fotografar com a câmera no modo RAW. As imagens RAW contêm mais dados do que as fotos JPEG e oferecem muito mais opções de pós-processamento. Por exemplo, uma das correções principais e mais fáceis que você pode fazer em imagens RAW é corrigir facilmente a temperatura da cor. Dessa forma, você pode obter as fotos o mais próximo possível durante a captura, mas ainda pode fazer o ajuste fino mais tarde.

Use um tripé

Outra das configurações essenciais de fotografia na hora dourada é a velocidade do obturador. O ângulo baixo do sol e as sombras escuras significam que os tempos de exposição serão mais longos. Sem a ajuda de um tripé, há o risco de suas fotos ficarem borradas e inutilizáveis. Um tripé estabiliza a câmera e evita problemas causados por segurar com as mãos.

Aproveite ao máximo o seu tempo

Planejar com antecedência é a forma número um de aproveitar ao máximo o seu tempo no local. Depois de calcular quando é a hora dourada, você pode projetar o resto de sua filmagem. Mas não se esqueça do tempo para configuração e reconhecimento de locais. Se você já visitou o local anteriormente, pode ir ao local e configurar com antecedência e observar a mudança de luz ao seu redor.

Seja flexível

Por último, a fotografia na hora dourada requer uma certa flexibilidade. Uma vez que as nuvens podem alterar a luz drasticamente, talvez você não consiga obter exatamente a imagem que imaginou. Mas nem tudo está perdido. Trabalhe com o que a Mãe Natureza lhe dá, divirta-se e continue fotografando. Você pode se surpreender ao descobrir que suas fotos da hora dourada não são aquelas que você pensou que seriam as vencedoras, mas sim as oportunidades que surgiram inesperadamente.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?

Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram