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O L’étape chegou ao Brasil em 2015 e depois de três edições na cidade de Cunha, esse ano o evento aconteceu na cidade de Campos de Jordão em São Paulo, de 28 a 30 de Setembro.

Um dos maiores e mais importantes eventos esportivos do mundo, para ciclistas amadores e profissionais, é uma das competições que mais exige treinamento e esforço físico muito intenso, o que faz do L’étape uma das provas de ciclismo mais desafiadoras, com seu percurso cheio de inclinações.

A prova aconteceu no domingo dia 30, com mais de 2.000 participantes e quase 9 horas de duração. Além da competição, o evento proporcionou uma experiência completa para os atletas no Village L’étape Brasil, um espaço cultural e de socialização com a exposição de vendas de produtos e serviços do universo do ciclismo e o Fotop estava presente.



Fotos por Fernando Genaro

Nossa parceria com o L’étape foi oficial e exclusiva na cobertura fotográfica do evento e como toda parceria feita com os organizadores, é necessário um planejamento para realizar o registro.

Além de reuniões com os organizadores, o planejamento pré-evento é essencial para realizar uma cobertura de sucesso e alguns passos são importantes na hora de planejar como fará o trabalho acordado com o organizador.

É essencial, entender e conhecer como o evento será realizado. Isso irá facilitar todas as outras etapas do seu trabalho.

O stand do Fotop foi montado na quinta-feira pré-evento no espaço reservado para os parceiros divulgarem seu trabalho, o Village L’étape Brasil. A retirada dos kits foi realizada na sexta-feira e no sábado, onde pudemos fazer a divulgação das fotos que estariam a venda, demonstrando as fotos das edições anteriores do L’etape, falando sobre os valores dos produtos e que o atleta poderia adquirir comprando suas fotos digitais ou impressas, como o quadro e o poster.


Fotos por Fernando Genaro

Essa foi uma ação de divulgação adicional que fizemos para este evento e é uma ideia que você pode acrescentar em sua proposta para o organizador que estiver tentando fechar parceria. Veja com ele se você pode divulgar melhor o trabalho na retirada de kit e também aproveitar para fotografar os participantes neste momento. Desta forma você pode ver de montar um mini stand com fotos de trabalhos anteriores, para que eles já tenham uma noção do que irão receber e verem a qualidade de seu serviço também.

Claro que além das divulgações pré evento com a venda de pacotes de fotos, de planejamento e fechamento da parceria, a divulgação pós prova por parte do dono do evento é muito importante. Alguns exemplos destes tipos de divulgações são posts patrocinados nas redes sociais e email marketing para a lista de atletas.

Se você ainda ainda não sabe como pode divulgar seu evento, confira aqui dicas para fazer uma boa divulgação.

Conhecer o percurso da prova é primordial, percorrer a distância que os atletas irão passar, escolhendo cada ponto em que cada fotógrafo vai se posicionar, observando o cenário e o melhor tipo de foto para aquele lugar. No L’étape foi preciso 5 horas para verificar todo o mapa da prova, por isso reforçamos o quão importante é planejar seu dia de trabalho e se posicionar no local que escolheu fotografar antes da largada. Seguindo essas orientações você se sentirá mais preparado(a) e poderá elevar o nível de suas fotos.



Fotos por Marco | Vinicius Ferraz | Marco

No processo de descobrimento e entendimento do percurso, recomendamos fotografar os pontos principais da prova e já ir pensando nas possibilidades e em como você vai captar cada momento. Pense nos enquadramentos, ângulos, cenários e principalmente, diversificar e fotografar todos os atletas participantes.

Geralmente, provas desse tipo, com longa duração com um longo percurso, exigem um maior número de fotógrafos para cobrir todos esses pontos da prova. Esse é o ideal para que as fotos sejam diversificadas, seja em número de atletas ou fotos do mesmo atleta. Isso potencializa suas vendas, principalmente, na venda de pacotes de fotos.



Fotos por Raphael Zappa | Aziz Vicentini

Dependendo do evento, e no caso do L’étape, montar uma equipe de fotógrafos pode ser mais vantajoso justamente pelas características da prova. Quanto mais longa em duração e percurso a prova pode ser, mais fotógrafos na sua equipe vai ser preciso. Assim é possível trabalhar com uma distribuição justa de fotógrafos em todo o percurso, sendo possível cobrir toda a prova e potencializando ainda mais suas vendas.

Se você criou um evento na plataforma com uma equipe pronta ou deixou o evento disponível para qualquer fotógrafo cadastrado no Fotop participar, o ideal é que você procure ter um contato mais próximo destas pessoas, principalmente chegando a data do evento.
Na plataforma é possível enviar mensagens aos fotógrafos participantes ou se preferir, recomendamos que criem um grupo no WhatsApp para melhor organização e comunicação.

Para saber como enviar uma mensagem para todos os fotógrafos do evento, clique aqui.

A preparação para o L’etape durou alguns meses, desde o processo de fechar parceria com o organizador, aos três dias de exposição, cobertura fotográfica do evento, fazer a identificação das fotos e a divulgação pós-evento. O trabalho foi longo e complexo, acompanhando cada detalhe para ter sucesso com o evento, que vendeu mais de 100 mil reais.

Esse é só mais um exemplo de como a parceria pode aumentar muito mais o seu faturamento, principalmente, nos eventos que você cria na plataforma. Lembramos que é de extrema importância, ao criar um evento, pedir autorização pro organizador e fechar a parceria com o mesmo. PLANEJAMENTO, PARCERIA e DIVULGAÇÃO são 3 pontos principais para você lucrar com a venda de fotos atravéz do Fotop.


Fotos por Fernando Genaro

Ainda possui dúvidas sobre divulgação e parceria? Temos esses artigos na nossa central de ajuda e blog que podem te ajudar:

Feche parcerias e melhore a divulgação dos eventos que você fotografou

Exemplos de acordo com Organizador

Como pedir permissão para fotografar algum evento?

Disponibilizamos documentos que podem te ajudar em suas parcerias, como a Carta Acordo para o organizador e, depois de firmar a parceria, você poderá utilizar o Modelo de Contrato de parceria.

Caso sua dúvida sobre como fechar parcerias ainda não tenha sido esclarecida, entre em contato com Cristiane no [email protected]

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