É evidente que existem outras marcas de câmeras DSLR no mercado, mas você já deve ter ouvido falar muito das favoritas dos fotógrafos Canon e Nikon.
Depois de acostumar com uma marca, é mais difícil querer trocar, você acaba acostumando com o layout, o peso, as configurações, já tem os equipamentos compatíveis como flash e lentes e mesmo que consiga vender o kit da câmera com todos os itens, pode acabar perdendo algum valor nessa transição.
Você acaba se adaptando e se apegando a marca que adquiriu e aí surgem às eternas discussões sobre qual a melhor marca, é como o dilema entre “biscoito ou bolacha?”, “feijão por baixou ou por cima do arroz?”, é sempre um gosto pessoal.
Alguns pontos podem te levar a escolher uma delas como o seu objetivo com a câmera, as funções, a qualidade de imagem, os acessórios ou o qual é a mais barata.
Fazer um comparativo entre as marcas é muito difícil, as duas marcas atualmente estão equivalente no mercado, não há como dizer qual é mais indicava porque vai muito de gosto pessoal.
São poucos fatores que diferenciam as marcas em questões de tecnologia ou usabilidade, as câmeras Canon, por exemplo, costumam ter o corpo mais leve do que as da Nikon, até mesmo com a lente. Alguns modelos da Nikon tiram mais fotos com a mesma bateria, chegam a durar duas vezes mais que a mesma linha da Canon.
As câmeras mais baratas da Nikon não possuem motor de foco no corpo da câmera e você precisa comprar uma lente com o motor de foco, que é o dobro do valor das lentes mais acessíveis.
Para quem tem uma Nikon de modelo mais simples, como as das séries 3000 e 5000, precisa comprar lentes mais caras, AF-S para ter foco automático. Porém a Nikon tem uma coleção de 230 lentes compatíveis, dez a mais que a Canon.
Alguns modelos Full Frame não tem flash e você precisa ter um acessório para disparar um flash remoto.
As lentes não são exatamente as mesmas das duas marcas, então se você está adiquirindo o equipamento para um tipo de mercado específico, compare a linha de lentes para que mais atender a sua necessidade.
Uma dica é comprar a mesma marca que alguém que você conheça tenha, você pode compartilhar os equipamentos com ele como flashs e as lentes e isso pode te ajudar bastante.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!