Se você deseja capturar belos retratos deve dominar a iluminação. Felizmente, isso é muito fácil, graças aos padrões de iluminação – ou seja, configurações simples de iluminação de retrato que você pode usar consistentemente para qualquer foto.
Na verdade, os padrões de iluminação de retrato são ótimos tanto para iniciantes quanto para avançados. No texto de hoje do Fotop, você vai conhecer seis técnicas úteis de iluminação fotográfica que todo profissional deveria conhecer.
1. Iluminação dividida
Como esse efeito de meia sombra é bastante dramático, especialmente quando a luz é forte, é frequentemente usado para criar fotos mal-humoradas de músicos e artistas. Para obter iluminação dividida, basta colocar a fonte de luz 90 graus à esquerda ou à direita do assunto. Na verdadeira iluminação dividida, a única parte do rosto “sombreado” que deve ser iluminada é o olho.
Além disso, certifique-se de que pelo menos um dos olhos do seu assunto contenha um refletor (um ponto de luz brilhante que reflete da fonte de luz). Caso contrário, os olhos parecerão sem vida e a foto inteira provavelmente será arruinada.
2. Iluminação circular
A iluminação em loop posiciona uma pequena sombra do nariz do sujeito em sua bochecha. É provavelmente o padrão de iluminação mais comum que você encontrará na fotografia de retratos. Por quê? É fácil de criar, além de deixar a maioria das pessoas extremamente belas. É por isso que alguns fotógrafos a consideram a melhor iluminação absoluta para retratos (especialmente se você for iniciante).
Observe que, na iluminação circular, a sombra do nariz e a sombra da bochecha não se tocam. Esse é um padrão de iluminação diferente. Em vez disso, mantenha a sombra pequena e apontando ligeiramente para baixo.
Para criar iluminação circular, coloque a fonte de luz ligeiramente acima do nível dos olhos e a cerca de 30-45 graus da câmera. O ângulo exato depende do rosto da pessoa, então fique à vontade para ligar sua lâmpada de modelagem (se sua luz tiver uma) ou tirar várias fotos com o estroboscópio posicionado em lugares diferentes. Com o tempo, você ficará melhor em ler os rostos das pessoas e poderá identificar a posição perfeita da luz desde o início.
3. Iluminação Rembrandt
A iluminação recebe o nome do artista do século XVII, Rembrandt, que a usou em seus retratos pintados. É identificado por um triângulo claro de luz na bochecha do sujeito. Observe que a sombra do nariz e da bochecha se encontram, o que cria um pequeno triângulo. Isso é diferente da iluminação circular, onde as sombras não devem se tocar.
Observe também que a iluminação Rembrandt é mais dramática, portanto, use-a para sessões de retrato mais sombrias e não para sessões de fotos de família padrão.
Para criar a iluminação de Rembrandt, coloque a luz ao lado do assunto e peça ao seu assunto para se afastar ligeiramente da luz. A luz deve estar acima de sua cabeça para que a sombra do nariz caia em direção à bochecha.
Nem o rosto de todas as pessoas é ideal para criar iluminação Rembrandt. Se eles tiverem maçãs do rosto altas ou proeminentes, provavelmente funcionará. Mas se a pessoa tiver um nariz pequeno ou ponte nasal achatada, pode ser difícil de conseguir.
Tenha em mente que você nem sempre precisa criar esse padrão exatamente, contanto que seu fotografado fique bonito e você consiga o clima que procura, então a luz está funcionando.
É nomeada por conta da sombra em forma de borboleta que é criada sob o nariz. O resultado é uma foto muito glamourosa, com sombras sob as bochechas e o queixo. Logo, muitas vezes você vai encontrá-la em revistas de moda e fotos de estrelas de cinema. Também é bonito em pessoas mais velhas, pois não enfatiza rugas, bem como assuntos de rosto fino (enquanto assuntos com rostos redondos e largos ficam melhores com iluminação em loop ou iluminação dividida).
A iluminação borboleta é super simples de criar. Basta colocar a fonte de luz diretamente atrás da câmera e ligeiramente acima do nível dos olhos ou da cabeça.
Se a sombra sob o nariz for muito forte, você pode colocar um refletor diretamente sob o queixo (seu modelo pode segurá-lo, se necessário).
Esse padrão é difícil de criar usando apenas a luz da janela ou um refletor. Muitas vezes, você precisará de uma fonte de luz forte – como o sol ou um flash – para produzir a sombra mais definida sob o nariz.
Configurações de iluminação de retrato
Depois de criar rapidamente cada um dos diferentes padrões de iluminação, você pode começar a aprender quando aplicá-los em suas sessões de retrato. Eventualmente, você será capaz de determinar a melhor iluminação simplesmente estudando o rosto do seu assunto. E você aprenderá, com o tempo, como diferentes padrões de iluminação mudam o clima da cena final.
Tecnicamente, você pode criar essas configurações com qualquer tipo de luz: luz de janela, luz natural, flashes, luzes contínuas ou estroboscópios. Mas note que é muito mais fácil mudar o padrão de iluminação se você puder mover a fonte de luz, então vale a pena começar com uma luz de estúdio portátil.
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.