A fotografia imobiliária, arquitetônica e de interior extrai muito de suas diretrizes composicionais da arte desenhada. Pense em sua aula de arte da 4ª série, onde você aprendeu sobre os pontos de fuga. Este é o ponto em que todas as linhas paralelas se encontram no horizonte. Isso decorre do que realmente vemos na vida real: as coisas ficam menores à medida que se distanciam. Quando se trata de usar essas perspectivas ou composições na fotografia imobiliária, é bom entender o que significam e quando é apropriado usá-las.
Imagine um cubo. Agora imagine como você pode visualizá-lo sob diferentes ângulos e perspectivas. Em uma perspectiva de 1 ponto, geralmente você vê apenas um lado do cubo. 2 pontos, você vê 2 lados e assim por diante. No entanto, uma composição de 1 ponto pode ter 3 paredes, depende apenas de quanto você aumenta ou diminui o zoom. Os pontos convergentes são muito mais interessantes do que apenas quantas paredes você vê, então vamos dar uma olhada em como usá-los na fotografia imobiliária.
COMPOSIÇÃO DE 1 PONTO
Essas perspectivas são, em minha opinião, as mais difíceis de dominar. Você deve estar perfeitamente nivelado, perfeitamente alinhado ou as coisas simplesmente não ficarão bem. Sua câmera deve estar completamente perpendicular à parede mais distante daquilo que você está fotografando. E há coisas fora do seu controle que afetarão o resultado final.
Tudo deve estar perfeitamente alinhado. Se a lâmpada do teto estiver alguns centímetros fora do centro, isso estragará toda a cena. Se a estrutura da cama estiver alguns centímetros fora do centro, isso estragará a foto. Seja criterioso ao usar composições de 1 ponto.
As composições de 1 ponto trazem um sentimento real às suas fotografias. Eles parecem muito sofisticados e luxuosos. Muitas imagens feitas para designers de interiores usam perspectivas de 1 ponto por causa das linhas limpas e a sensação de que tudo é muito sofisticado. As composições de 1 ponto são úteis para fotos detalhadas (especialmente com profundidade de campo rasa), cozinhas, banheiros e exteriores. Como às vezes o paisagismo circundante impede composições de 1 ponto, é melhor não tentar forçar isso da imagem. Ao invés disso, use o paisagismo como enquadramento natural para aprimorar sua foto. Vejamos mais exemplos de composições de 1 ponto:
Vamos agora ver um exemplo onde a composição de 1 ponto que não funciona:
Os elementos do cômodo não contribuem para o uso da técnica. A janela está fora do centro, a cama está fora do centro e as caixas de luz fluorescentes no teto não estão centralizadas no quarto. Esse seria o caso de se utilizar uma composição de 2 pontos.
COMPOSIÇÕES DE 2 PONTOS
Esses são os tipos de composições mais comuns que você verá e usará na fotografia imobiliária. Eles são fáceis de gerar e muito complacentes se você não estiver alinhado dessa forma. As composições de 2 pontos têm 2 pontos ao longo do horizonte para os quais as linhas paralelas irão afundar. Quase toda vez que você não está alinhado exatamente perpendicular à parede traseira, você estará fotografando uma variedade de composições de 2 pontos.
Como você pode ver no exemplo acima, as paredes estão desbotando para 2 pontos ao longo do horizonte. A razão pela qual eles não são equidistantes do centro é porque a câmera foi apontada mais para a direita do que para a esquerda. Se fosse colocado o canto traseiro exatamente no centro do quadro, esses 2 pontos estariam à mesma distância da linha central.
Aqui está outro exemplo de uma composição de 2 pontos. Por causa da junta no meio das janelas do chão ao teto, temos um pouco de uma ilusão de ótica, mas as linhas são perfeitamente retas. Assim como na composição de 1 ponto, pegamos linhas horizontais paralelas e as convergimos para um ponto. Todas as linhas verticais devem ser retas para cima e para baixo para que nunca convergam. Vamos ver mais alguns exemplos de fotos compostas por 2 pontos de perspectiva:
COMPOSIÇÕES DE 3 PONTOS
Quase nunca resultam em boas imagens. Mesmo quando você acha que tem um bom caso para uma composição de 3 pontos, provavelmente não tem e deve considerar fotografar de outra maneira. As composições de 3 pontos quebram a primeira regra da fotografia imobiliária de que todas as linhas verticais devem ser verticais. A maioria das imagens parecerá desleixada, a menos que tenham linhas verticais corretas. É por isso que é uma regra tão importante. Ele pode ser quebrado, no entanto, assim como qualquer outra regra na fotografia.
Como você pode ver na imagem acima, composições de 3 pontos são muito mais poluídas do que as técnicas anteriores. Há muita coisa acontecendo nessa imagem. As composições de 3 pontos introduzem a convergência do eixo z a um ponto no horizonte. A ideia é a mesma: você pega todas as linhas paralelas e as converge. Desta vez, como a câmera não está nivelada, você obtém mais linhas convergentes. Mas ela pode ser uma boa opção para fotografar a fachada de um prédio por exemplo:
CONCLUSÃO
Não sou neurocientista, mas li algumas opiniões que dizem que composições de 3 pontos desafiam a maneira normal de nosso cérebro de interpretar o espaço 3D. Isso os torna menos atraentes porque estamos forçando nosso cérebro a trabalhar mais tentando decodificar o que colocamos antes dele.
Esses tipos de imagens parecem mais abstêmios do que informativos. Em alguns casos, essa forma diferente de fotografar pode ser especificamente solicitada pelo cliente para dar uma certa sensação ou aparência a uma fotografia. Os designers de interiores e arquitetos que usam linhas criativas podem querer uma representação criativa de seu trabalho.
Infelizmente não somos seres avançados o suficiente para renderizar composições de 4 pontos que nos permitiram ver os 4 lados de um cubo. Talvez em alguns milhões de anos desenvolvamos a capacidade de perceber estruturas 3D dessa forma.
Quando você estiver fotografando um imóvel, tente ver o espaço de diferentes maneiras para adicionar à sua criatividade composicional. Pratique com mais composições de 1 ponto para que você possa dominá-las. Eles são uma ótima ferramenta para desenvolver suas habilidades.
Você é um fotógrafo? Venha se juntar à maior rede de profissionais da imagem do Brasil e ainda conquistar novos trabalhos na área, bem perto de você. Clique aqui e visite o nosso site FOTOP, aproveite para fazer o seu cadastro agora mesmo.
Felipe Gomez
Gestor de Qualidade FOTOP