Em 2022, o mercado imobiliário deve ter o segundo melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2021, ano do boom no setor. A previsão foi feita no 82º Encontro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), realizada na última semana em São José dos Campos, interior de São Paulo. 

Incluindo 197 cidades mais as capitais brasileiras e municípios-chave de regiões metropolitanas, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) observou que as vendas deste ano superaram os novos empreendimentos. Como resultado, foram 63.878 unidades habitacionais lançadas contra 72.861 vendidas. 

Primeiramente, para especialistas do setor, portanto, este cenário acontece por conta, entre outros fatores, das mudanças nos indicadores econômicos. Como recuperação de empregos formais e a facilidade na contratação de empréstimos. 

Outro fator importante é o papel da pandemia na ressignificação da ideia da casa própria. A venda de imóveis acompanha a melhora na economia brasileira. Com isso, quem tem a oportunidade vai querer realizar o sonho da casa própria.

Foco em imóveis maiores traz nova perspectiva na construção civil

Sobre o montante de vendas de empreendimentos ter sofrido refração nos últimos anos, especialistas citam a relação com o perfil de imóveis ofertados. Nos últimos quatro anos, por exemplo, dado o momento desafiador pelo qual o país passou, 70% dos lançamentos e das comercializações tinham foco no programa Minha Casa Minha Vida. Agora, com o mercado aquecido e voltando à normalidade, os imóveis de três e quatro dormitórios respondem por aproximadamente 50% das ofertas. 

Pesquisa recente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) também evidencia, por exemplo, a tendência em São José dos Campos e Jacareí, com a predominância do segmento standard, acima do teto do programa Casa Verde Amarelo, que requer investimentos na faixa de R$ 500 mil.

Lançamentos 

O levantamento da Aconvap também demonstra, por exemplo, que mais da metade das 2.056 unidades de diferentes padrões lançadas em Jacareí nos quatro primeiros meses do ano já foram vendidas. 

Já em São José dos Campos, a estimativa é de que foram lançadas 4.224 unidades no primeiro quadrimestre deste ano, entre empreendimentos horizontais e verticais, cujo valor de venda soma R$ 2,1 bilhões. 

Conforme apontam os dados, mais da metade dos empreendimentos à venda na cidade, algo em torno de 60%, estão localizados nas regiões sul e leste. Os números foram levantados pela Aconvap com base nos dados das construtoras associadas da entidade e em consulta às principais imobiliárias.

Como as imagens podem ajudar a impulsionar a construção civil?

Contudo, o uso de imagens de qualidade é uma forma de impulsionar a venda e locação no mercado imobiliário em 2022, especialmente para o público que ainda não se sente confortável na visita presencial e vai optar pelas visitas virtuais.

Com o uso das visitas 360 e imagens profissionais de todos os cômodos e detalhes da residência. Com isso, o acerto entre interessado e imobiliário ou proprietário fica mais fácil.

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar, afinal, todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.

Saiba mais sobre os nossos serviços? Clique aqui. Acompanhe também o nosso perfil no Instagram