A neurociência, aparentemente, pode ajudar a moldar a maneira como as empresas pensam sobre novas oportunidades. Mais especificamente na forma como podem entender os clientes e fazê-los fiéis ao negócio ou produto.

A neurociência aplicada envolve o uso de ferramentas e insights para medir e compreender o comportamento humano de maneira mais precisa. A partir dessa premissa, os líderes podem gerar dados sobre momentos críticos da tomada de decisão.
E, em seguida, usar esses dados para fazer escolhas confiantes que ajudem a navegar no futuro de uma iniciativa. Devido a essa razão, a neurociência aplicada encontra sua principal utilização em um dos dois estágios de um novo projeto – seja no início, durante a definição do problema de negócio, ou na exploração de novas soluções para os usuários.


O elemento fundamental nisso é a captura de dados reais sobre o processo de tomada de decisão em relação a uma situação específica. Esse tipo de dado permite que você entenda exatamente como e quando as pessoas estão tomando decisões (sejam partes interessadas internas ou clientes). Por isso, em seguida, use isso para criar um mapa preditivo sobre qual caminho avançar.

Mas como gerar oportunidades com neurociência?

Aqui, a questão crucial é como os líderes que estão impulsionando novas oportunidades podem descobrir insights mais profundos sobre suas iniciativas e, em seguida, aproveitar esses insights em seu benefício, avançando com confiança. Aproveite essa situação a seu favor.

O uso da neurociência aplicada por empresas americanas, por exemplo, para avaliar oportunidades potenciais levou a novos modelos de negócios e empreendimentos, incluindo uma oferta de energia solar doméstica que permite aos clientes gerar sua própria energia renovável, uma mudança para plásticos renováveis e inovações que oferecem opções de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

À primeira vista, qualquer uma dessas novas oportunidades pode parecer incrivelmente arriscada para uma organização tão grande e estabelecida. Se desviar do que é essencial para um negócio, especialmente no clima de negócios atual, onde indústrias e tecnologias estão convergindo rapidamente, às vezes é exatamente isso que uma organização precisa para encontrar a ideia de ouro.

Existem exemplos que ilustram a diferença entre uma organização que fala sobre experimentação e outra que de fato experimenta abordagens que têm o potencial de impactar drasticamente o futuro. Isso envolve compreender como clientes e funcionários percebem as oportunidades transformadoras.

E a fotografia nisso tudo?

​​A fotografia pode ajudar a garantir relacionamentos profundos e contar histórias de outra perspectiva. Junto com a psicologia, outra parte fundamental relacionada à neurociência. Ela pode ajudar a entender perspectivas, sentimentos e até ações de qualquer pessoa que possa ser um futuro cliente para seu negócio.

Atualmente, a maior parte do tráfego nas redes sociais tem origem em elementos visuais. As pessoas postam e excluem fotos, dependendo se isso as ajudará a fidelizar seguidores ou aumentar as vendas. Isso não é novidade, pois há anos a publicidade usa imagens para tentar despertar ou intensificar o desejo de uma pessoa por algo.

Fotografar é contar histórias em que seu psiquismo envolve sensações, emoções e pensamentos vivenciados antes e depois do processo. Viver um processo psicoterapêutico é também representar o que te acontece através de imagens. Você pode encontrar um novo significado em experiências prazerosas e cativantes.

Use a fotografia a seu favor

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