O mercado imobiliário em 2022, certamente, é uma grande aposta para os próximos meses.De acordo com uma projeção da FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), o setor deve crescer entre 4,5% e 5% em 2022. 

Segundo a coordenadora de Projetos da Construção do instituto, a estimativa era uma expansão de apenas 3,5%. Dessa forma, o resultado é positivo para o mercado imobiliário em 2022. Enquanto isso, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirmam que o mercado avançou 2,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Esta é a melhor performance desde o terceiro trimestre de 2021 (4,4%). 

Já, em relação ao primeiro trimestre do último ano, o crescimento foi de 9,9%. Só para exemplificar, ainda assim, o mercado imobiliário está mais de 20% abaixo do pico registrado no primeiro semestre de 2014.

No entanto, de acordo com o presidente executivo do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), Ely Wertheim, o segundo semestre deve seguir turbulento. Para ele, o mercado imobiliário em 2022 não deve crescer muito na segunda metade do ano, por conta de “um ambiente macroeconômico um pouco deteriorado, considerando fatores como as eleições, Copa do Mundo de futebol e a taxa de juros alta”.

Porém, Wertheim também cita a alta da taxa Selic, que prejudica os financiamentos do mercado imobiliário e, quanto aos custos ao consumidor, prevê um processo inflacionário menor. O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) definiu a nova meta para a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Mesmo assim, a porcentagem está acima do esperado, de 3,5%.

O que dizem os especialistas do mercado imobiliário em 2022?

Para o especialista em mercado imobiliário em 2022 e fundador da Domus, Leo Ribeiro, depois de dois anos de euforia, o mercado imobiliário retornou a patamares saudáveis.“Apesar da diminuição no volume de negócios, eles continuam acontecendo, afinal o déficit habitacional no Brasil continua alto e o maior sonho das famílias ainda é ter sua casa própria”.

Não é de hoje que o sonho da casa própria faz parte dos planos de 87% da população brasileira, o que mantém o mercado imobiliário aquecido.

Uma pesquisa feita pelo Censo de Moradia QuintoAndar, em parceria com o Instituto Datafolha, apontou que os entrevistados valorizam mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos. Ela foi feita com com 3.186 pessoas acima de 21 anos em todo país em outubro de 2021.

Com isso, comprova-se que as oportunidades no mercado imobiliário em 2022 existem em qualquer cenário. Mesmo nos momentos de baixa liquidez, é possível que investidores façam bons negócios comprando terrenos, apartamentos e outros tipos de imóveis com um bom desconto. 

Leia também: Mercado Imobiliário, Tokenização, Blockchain e os novos modelos de negócio

Como as imagens podem ajudar a impulsionar o mercado imobiliário?

O uso de imagens de qualidade é uma forma de impulsionar a venda e locação no mercado imobiliário em 2022, especialmente para o público que ainda não se sente confortável na visita presencial e vai optar pelas visitas virtuais.

Com o uso das visitas 360 e imagens profissionais de todos os cômodos e detalhes da residência. Com isso, o acerto entre interessado e imobiliário ou proprietário fica mais fácil.

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui. Acompanhe também o nosso perfil no Instagram