Entre as principais aplicações da realidade virtual no mercado imobiliário estão as visitas virtuais, as visitas virtuais interativas e o comércio virtual
Apesar dos grandes avanços, tanto nas tecnologias quanto nas estratégias de negócios adotadas ao longo dos anos, o mercado de imóveis nacional ainda é bastante imaturo se comparado ao que vem sendo trabalho em outros países, como os EUA.
Porém, algumas soluções tecnológicas adotadas aqui, como o uso de drones que são capazes de captar imagens de imóveis, vídeos 360º em alta resolução e automatização de anúncios estão ajudando a impulsionar o setor.
Para se manterem entre a concorrência e ainda atingir um público específico, muitas imobiliárias já estão, inclusive, utilizando de realidade virtual e dispositivos de realidade aumentada para apresentar os seus empreendimentos.
Tendo em vista que no Brasil o mercado consumidor é um dos mais adeptos a inovações tecnológicas, a aplicação da realidade virtual no Mercado Imobiliário apresenta uma projeção interessante.
De acordo com uma pesquisa da Global Consumer Insight Survey 2018, 14% dos brasileiros já utilizam a Inteligência Artificial (IA) para mediar transações comerciais, entre outras coisas, e 59% se mostram receptivos a novas fontes de tecnologias. E de fato, a implementação de recursos tecnológicos no dia a dia do brasileiro impactam completamente o comportamento de consumo.
Mas como funciona e quais suas principais aplicações da realidade virtual no setor imobiliário?
Entre as principais aplicações da realidade virtual no mercado imobiliário estão as visitas virtuais, as visitas virtuais interativas e o comércio virtual.
As visitas virtuais, por exemplo, são utilizadas para divulgar imóveis que ainda não foram construídos e estão na planta, sendo essa sua grande vantagem. Neste caso, muitas vezes, essa aplicação da realidade virtual no mercado imobiliário se dá através do uso de óculos de realidade virtual.
Já as visitas virtuais interativas são uma espécie de tour que pode elevar as emoções proporcionadas nas visitas virtuais, já que nessa categoria de house viewer a experiência é interativa, ou seja, a interação ocorre de acordo com o movimento determinado pelo cliente.
Similar a um jogo, essa aplicação da realidade virtual no mercado imobiliário ocorre por meio de um aplicativo móvel. Trata-se de uma espécie de holograma em 3D, ou tour 3D, feito a partir da planta do próprio imóvel.
Agora, no comércio virtual é possível implementar diferentes dispositivos de realidade virtual no site da imobiliária, que facilitam a intenção de compra ou de locação, como fotos 360º, QR Code, aplicativos e até mesmo o próprio imóvel virtual 360.
Já pensou em tornar a sua imobiliária muito mais interativa e, assim, consequentemente, fechar novos negócios? Com os serviços do FOTOP você pode! Entre em contato e saiba mais sobre o tour virtual 360º. Clique aqui e transforme a maneira como você apresenta seus imóveis.