Nos dias atuais não existe mais vender sem estar na internet ou vender pela internet. E quando falamos em vendas, uma excelente ferramenta para o empreendedor são as redes sociais e a produção de conteúdo.
De acordo com uma pesquisa do All INN, em parceria com a Opinion Box, 87% dos consumidores já fazem suas compras online. Além de 75% utilizarem as redes sociais para busca de produtos.
A pesquisa também mostrou que 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazer suas compras.
Esses dados só comprovam que as redes sociais são um forte veículo para as empresas. E para 2023, estima-se a ampliação do uso desses canais, já que elas não param de se atualizar para suprir as necessidades do mercado e dos empreendedores.
O crescimento do e-commerce e a importância do conteúdo
O faturamento do e-commerce no Brasil cresceu de forma exponencial em 2020 e manteve-se em alta em 2021 e 2022, oferecendo estimativas de que o crescimento das vendas digitais continue subindo nos próximos anos, podendo atingir R$187 bilhões em 2023.
Toda essa popularização das compras online deve-se em parte significativa às redes sociais. Isso porque algumas tendências do marketing digital e das redes sociais são muito atreladas, funcionando conjuntamente. E são essas tendências que auxiliarão o aumento das vendas para o ano.
Como a fotografia pode ser estrategicamente pensada para o uso cada vez maior do Instagram?
Hoje, o Instagram é a maior vitrine do mundo. Só aqui, conta com aproximadamente 122 milhões de brasileiros que publicam conteúdo como vídeos e fotos, realizam lives, comunicam-se através do direct e, inclusive, divulgam seus produtos, seus serviços e suas empresas.
Esses dados colocam o Instagram como a rede social mais utilizada para pesquisa, compra e avaliação de produtos.
E é nele que a fotografia ganha espaço, apesar do grande boom dos vídeos nos últimos tempos. O Instagram é uma rede visual e de interação. Conquistar clientes que estão rolando o feed é mais assertivo do que esperar que eles busquem produtos e serviços na internet. Além de fazer com que eles passem a ter mais confiança na empresa.
Além disso, uma marca ou empresa bem posicionada, com uma fotografia que transmita a qualidade e o profissionalismo do que se vende, ainda alcança outros benefícios, como:
- Aumento de notoriedade da marca e credibilidade;
- Fidelização;
- Melhora taxas de conversão;
- Torna a experiência mais completa e enriquecedora.
Nesse sentido, sem dúvida, a fotografia pode e deve ser usada como estratégia de vitrine. Por isso, o trabalho do fotógrafo não é apenas tirar fotos, mas criar imagens para criar valor e vários estilos de fotografia.
Apostar em imagens de qualidade não só vai trazer mais profissionalismo para seu negócio, como, consequentemente, vai mudar a maneira como seus clientes e seguidores se relacionam com seus serviços e produtos.
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