Quem não ama imagens nítidas? Um dos fatores que afetam a nitidez é o valor de abertura usado para tirar uma foto. Aberturas maiores têm menos área em foco. À medida que a abertura é reduzida, a nitidez aumenta gradualmente e, após um certo ponto, a imagem volta a ficar mais suave. Isso se deve a um fenômeno da luz chamado difração. O artigo de hoje do Fotop explica em detalhes o que é difração e como ela afeta a nitidez de suas imagens.

Os fotógrafos de paisagem e macro geralmente usam números f-stop mais altos. Isso permite que a câmera grave uma imagem nítida no primeiro plano e no fundo. Uma lente geralmente funciona melhor um ou dois pontos acima de seu número f-stop mais baixo. À medida que você aumenta o valor f-stop para valores como f/16 ou f/22, a difração entra em ação e arruína sua nitidez.

No entanto, isso não significa necessariamente que você deve parar de fotografar em valores f-stop mais altos. Apenas evite usar f-stops excessivamente estreitos. E se você quiser ter mais certeza, basta configurar sua câmera no modo de prioridade de abertura e tirar uma série de fotos em diferentes aberturas. Você pode então escolher o melhor do grupo mais tarde. Para obter a máxima nitidez, o empilhamento de foco é sempre uma opção.

A ciência por trás da difração

À medida que a luz passa pela abertura entre as lâminas de abertura, as partículas de luz se comportam normalmente e passam em linha reta. No entanto, as partículas de luz que passam perto das lâminas de abertura se desviam ligeiramente de seu caminho real. A variação pode ser de apenas alguns pixels, mas é o suficiente para reduzir a nitidez da sua imagem.

Se a abertura estiver totalmente aberta, um número maior de fótons passará sem perturbações. Mas em configurações de abertura pequenas, a maioria dos fótons terá que passar perto das lâminas de abertura, resultando em maiores desvios do caminho real. Os desvios aumentados criam imagens menos nítidas.

Ponto ideal de uma lente

Quase todas as lentes tendem a ter um ponto ideal onde produzem os resultados mais nítidos. Mas por que disso? Tem a ver com a qualidade óptica e os efeitos da difração. As lentes mais baratas funcionam bem no centro, mas têm muitas falhas nas bordas. 

No entanto, isso não é exatamente verdade quando se trata de lentes de última geração. Assim, quando você diminui a abertura, a lente usará mais a parte central, para que as imagens pareçam mais nítidas. Mas junto com isso, os efeitos da difração começarão lentamente a aparecer, o que tornará as imagens mais suaves. Em algum lugar no meio haverá um valor f-stop em que a lente terá um equilíbrio entre os dois e a imagem será a mais nítida – daí o ponto ideal.

Para encontrar o ponto ideal, coloque sua câmera e lente em um tripé e tire várias fotos em f-stops variados com o obturador atrasado ativado. Em seguida, examine atentamente suas imagens para determinar o valor f-stop no qual a lente produz os melhores resultados.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.