A fotografia de paisagem de longa exposição pode produzir alguns efeitos surpreendentes, mas manter o obturador aberto por um longo período de tempo apresenta muitos desafios. Aqui estão algumas dicas para você começar.

1. Tripé é um grande aliado na fotografia de paisagem

Um tripé é absolutamente essencial, mas em vez de comprar qualquer tripé antigo, a dica é economizar para um modelo bem construído de um fabricante de tripé respeitável. Um tripé mal construído, velho ou excessivamente leve para sua câmera será quase inútil, pois balançará com qualquer brisa leve ou mesmo sob a vibração do obturador de sua câmera.

2. Use um iso baixo

Você pode pensar primeiro: “OK, pouca luz. Vamos aumentar o ISO.” O infeliz efeito colateral do aumento do ISO é o aumento do ruído. O ruído torna-se um problema real ao fotografar com tempos de exposição longos, portanto, manter o ISO baixo é de grande importância. Simplesmente use uma velocidade de obturador mais longa, sabendo que a câmera está bem fixa no tripé.

3. Já ouviu falar em filtro de densidade neutra?

Disponíveis em uma infinidade de intensidades e classificados pela quantidade de luz que cortam, os filtros de densidade neutra (ND) diminuem a quantidade de luz que atinge seu sensor, sem causar outras alterações na temperatura da cor ou na qualidade visual. Na prática, eles geralmente alteram ligeiramente a temperatura da cor; no entanto, não é nada que não possa ser corrigido com o balanço de branco. 

Agora vamos supor que estamos fotografando uma cachoeira e desejamos renderizar a água como uma névoa suave. Primeiro, você selecionaria um ISO baixo e uma abertura pequena para obter a velocidade do obturador mais lenta possível, mas a velocidade do obturador ainda pode ser mais rápida do que você deseja. Basta colocar um filtro ND para desacelerar ainda mais as coisas.

4. O filme não está morto

Ao contrário dos sensores digitais, que desenvolvem ruído desagradável durante exposições longas, o filme lida bem com exposições longas. Uma questão importante ao usar filme para trabalhos de longa exposição é um problema conhecido como falha de reciprocidade. Basicamente, o filme perde a sensibilidade à luz ao longo da exposição, e isso deve ser compensado. Encontre um gráfico de reciprocidade para a marca específica e o tipo de filme que você está usando e faça suas correções de exposição.

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