A fotografia de exposição múltipla é uma técnica na qual duas ou mais imagens são sobrepostas para obter uma imagem final. Descoberta por acidente quando o filme não avançava corretamente, os fotógrafos começaram a utilizar essa técnica para obter resultados artísticos.
As câmeras digitais de hoje têm uma função incorporada que ajuda os fotógrafos a tirar fotos com múltiplas exposições na câmera. No post de hoje do Fotop, você vai saber como usar esses modos integrados para tirar fotografias de dupla exposição.
EFEITO DA DUPLA EXPOSIÇÃO
Como qualquer outro efeito artístico, o efeito de dupla exposição pode ser obtido no Photoshop de maneira muito mais controlada, mas fazê-lo na câmera o desafiará a pensar de forma mais criativa como artista fotográfico. Esse recurso está embutido em muitas câmeras modernas, especialmente nos modelos Canon e Nikon. Certifique-se de consultar o menu da ou o manual da sua câmera se tiver dificuldade em encontrá-lo.
- No menu da câmera, procure por “Exposição Múltipla” e selecione-a.
- Você pode encontrar muitos modos para combinar várias imagens. Selecione o modo “Aditivo”. Nesse modo, quando duas fotos são sobrepostas, a parte mais clara de cada foto vence. Assim, você pode ver melhor as duas exposições se elas tiverem tons mais escuros.
- Para a primeira exposição, tente fotografar contra um fundo claro. Por exemplo, fotografe seu modelo colocando o céu claro como fundo e preenchendo o rosto com um pouco de flash. Isso cria uma fotografia com uma mistura de tons claros (céu e pele) e escuros (olhos e cabelos).
- Para a segunda exposição, tente fotografar alguma textura, como pedras, folhas ou padrões interessantes. Conforme discutido anteriormente, o modo aditivo mesclará as imagens de modo que apenas a parte mais clara das imagens sobrepostas fique visível sobre as áreas mais escuras da primeira imagem. Tenha isso em mente também.
- Você pode fotografar no modo de exibição ao vivo para alinhar os quadros por conveniência.
Lembre-se de que não há regras para fotografia de dupla exposição. Você pode ser tão criativo quanto quiser e não deixe de experimentar outros modos de câmera também. Brinque com múltiplas exposições e você pode obter algumas imagens interessantes que remontam aos primeiros dias de filmagem.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.