Se você está começando agora na profissão já deve ter se perguntado: “Quanto devo cobrar pela minha fotografia?”. O preço pode ser um assunto complicado, mas você pode simplificar quando está apenas começando. A primeira coisa a evitar é: gastar mais do que ganha. Confira algumas dicas sobre o tema no artigo de hoje do Fotop.

Para ser um fotógrafo de sucesso, é importante precificar suas imagens com base em seu tempo, esforço e valor de mercado. Use um modelo de preço de custo mais para determinar quanto cobrar para cobrir seus custos e obter lucro. Por isso, lembre-se de incluir custos de produção, despesas de envio e despesas gerais em seus preços e verifique se você está ganhando o suficiente para se sustentar.

Esse cálculo de preço tem duas etapas porque é importante descobrir seu custo total antes de adicionar uma porcentagem de lucro. Sem saber quanto custa manter-se no negócio, você corre o risco de calcular mal muito dinheiro como lucro. Você deseja evitar surpresas dispendiosas, como impressões caras, equipamentos quebrados ou assistentes não remunerados.

Custo dos materiais na fotografia

Para um fotógrafo, existem custos diretos para produzir seu produto final. Se o seu cliente deseja impressões ou álbuns de fotos, você precisa levar em consideração esses custos tangíveis. Não se esqueça de incluir a embalagem e o envio. O custo dos materiais não deve sair do seu bolso.

Não se esqueça dos custos associados aos arquivos digitais. Acompanhe suas despesas quando se trata de discos rígidos, armazenamento em nuvem e hospedagem de galeria de clientes. Para clientes que não desejam impressões físicas, mas precisam de espaço digital, lembre-se de que você ainda possui itens cobráveis.

Como você é um especialista, pode ter algumas ideias para cortar custos de material. Os clientes sempre apreciarão seus conselhos e podem ser uma ótima ferramenta de construção de relacionamento. Se você tiver recomendações que economizarão o custo dos materiais, eles ficarão gratos e provavelmente enviarão mais clientes para você.

Reduzir o custo de seus materiais é uma maneira fácil de ajustar seu modelo de preços para incluir mais lucro. Por isso, se você adquirir materiais do mesmo varejista, entre em contato para ver se você pode se tornar parceiro. Eles podem lhe dar um desconto se você usar o produto exclusivamente e ajudá-los a promovê-lo.

Custo de mão de obra na fotografia

Quando você ama seu trabalho, pode subestimar involuntariamente o custo de seu trabalho. Esse é o outro lado da construção de uma carreira criativa. Só porque você gosta, não significa que não seja um trabalho. O tempo e o trabalho que você dedica, seja em uma sessão de fotos ou retoques posteriores, precisam ser refletidos no custo total.

Para cada trabalho, o fotógrafo precisa saber quanto tempo levará para entregar o produto. Conte as horas e seja realista. Não conte o intervalo de trinta minutos que você fez para dar uma pausa, mas definitivamente conte todo o tempo que você gastou em uma sessão de fotos esperando que todos se posicionassem. Quando você está no trabalho, você está no trabalho e deve ser pago.

Considere todo o tempo que você precisa para pré-produção (configurando seu equipamento, garantindo que você tenha o que precisa para a filmagem) e pós-produção (qualquer edição ou upload de fotos), incluindo o tempo gasto em viagens e reuniões com seu cliente.

Os fotógrafos devem se perguntar: “Quanto vale o meu tempo?” e o preço da sua fotografia deve refletir isso. Quanto mais experiência você obtiver, mais poderá aumentar seu custo de mão de obra. Em última análise, você vale o que um cliente pagará pelo seu tempo. O que os faz concordar em pagar mais? Se você é profissional e entrega imagens de alta qualidade no prazo.

Despesas fixas

Estes são seus custos de equipamento, marketing, comunicação e outras necessidades de negócios de fotografia. Os lucros também devem fazer parte do cálculo do custo fixo, como pagamento de empréstimo ou folha de pagamento. O objetivo final de trabalhar como fotógrafo é lucrar, e não ter prejuízo.

Despesas variáveis

Inclui despesas que variam de acordo com quantas e que tipo de fotos você faz. Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamento, algumas reservas podem fazer com que você gaste dinheiro em viagens, hotéis, consultas, aluguel de equipamentos e/ou um assistente.

Como alternativa, suponha que você seja um fotógrafo de moda. Assim, você pode ter que contabilizar as despesas com taxas de filmagem ou espaço no estúdio, iluminação, maquiagem, estilo, elenco, taxas de assistente e retoque.

O preço da fotografia é mais direto quando você entende o que realmente custa para administrar seus negócios. Isso o levará a quanto você precisará cobrar para obter lucro. Se o preço do seu produto ou serviço não cobrir os custos, considere-se perdido.

Quer ter o auxílio de uma equipe para gerir os seus jobs? 

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Quer ajuda para receber e organizar os seus trabalhos em uma plataforma exclusiva? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.