A psicologia e a fotografia oferecem um olhar particular sobre o mundo e sobre o eu interior da pessoa. E quando pensamos em negócio, é aqui que você conquista um novo cliente
Você já parou para pensar como funciona o cérebro do seu cliente? Existem fatores que todo ser humano leva em consideração na hora de decidir, ou não, por uma compra. E a área da psicologia que estuda isso é o neuromarketing.
Estudos sobre a área trazem como reflexão o “vender ao subconsciente”, ou seja, diretamente ao cérebro. E a fotografia tem tudo a ver com os estímulos visuais que uma pessoa precisa para se encantar e, consequentemente, decidir por algo.
Entender como o ser humano pensa, decide e sente, faz com que estratégias de comunicação sejam muito mais assertivas. Ninguém, por exemplo, escolhe por um produto na prateleira do mercado se a embalagem estiver rasgada, nem mesmo se este produto tiver o melhor discurso de venda do mundo.
Psicologia e fotografia constroem identidade
Diferentes coisas pertencentes à identidade podem ser construídas ou reconstruídas através da intervenção da psicologia e da fotografia. A fotografia pode ajudar a estabelecer relacionamentos profundos e contar histórias de outra perspectiva. Já a psicologia pode ajudar a entender perspectivas, sentimentos e até ações de qualquer pessoa que possa ser um futuro cliente para seu negócio.
Hoje em dia, a maior parte do tráfego nas redes sociais é baseada em elementos visuais. As pessoas postam e excluem fotos, dependendo se isso as ajudará a fidelizar seguidores ou aumentar as vendas. Isso não é novidade, pois há anos a publicidade usa imagens para tentar despertar ou intensificar o desejo de uma pessoa por algo.
Fotografar é contar histórias em que seu psiquismo é envolvido pelas sensações, emoções e pensamentos vivenciados antes e depois do processo. Viver um processo psicoterapêutico é também representar o que te acontece através de imagens. É sobre encontrar um novo significado em experiências prazerosas e cativantes.
Quem nunca sentiu vontade de comer um delicioso lanche ao ver propagandas de fast foods? Ou sonhou com a casa dos sonhos vendo fotos da residência de um famoso? É assim, na prática, que a fotografia atua e faz o cérebro sentir emoções e experiências únicas.
A ciência já descobriu também que o ser humano processa imagens de forma muito mais rápida do que compreende palavras. Sendo assim, mensagens visuais são mais assertivas.
Outro segredo é focar menos esforços em tentar vender e mais em contar a sua história para quem procura seu serviço ou produto. O ser humano só se lembra das coisas via histórias, sabia?
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