Se você fotografar um pequeno item ou assunto que desperte seu interesse e começar com a câmera em configuração automática, poderá ter uma ideia da aparência normal das fotografias quando as tirar. No entanto, não exclua essas imagens e apenas as mantenha em sua memória até terminar ou faça o upload para o seu computador. Em seguida, mantenha o mesmo assunto como foco principal apenas para poder diferenciar as fotos e mude para o modo semi-manual.

Isso envolverá você passando para a prioridade do obturador ou para o modo de prioridade de abertura. Com o modo de prioridade do obturador, você mantém o controle sobre quais são as velocidades. Isso é basicamente quanto tempo você deseja que o obturador fique aberto. O resto, principalmente o tamanho da abertura, é decidido pela sua câmera dependendo de uma série de fatores. Com o modo de prioridade de abertura, você mantém o controle sobre o tamanho para o qual abre a abertura da lente.

O tamanho da abertura no momento de tirar a fotografia determina a quantidade de luz que entra na câmera. Isso, por sua vez, junto com o obturador, determinará a iluminação da sua fotografia. Se você deixar entrar muita luz, estará superexpondo sua foto, e se não deixar entrar luz suficiente, estará subexpondo a foto.

Isso é o que acontece se você descobrir que, no final, suas fotos estão muito brancas ou muito escuras. E é por isso que você precisa controlar o obturador ou as configurações de abertura, se não ambos. Como eu disse, começar com um no automático e outro no manual sob seu controle é um lugar tão bom quanto qualquer outro e você deve começar a tirar fotos brincando com os dois modos.

Prioridade de abertura

Na maioria das vezes, a prioridade de abertura é usada principalmente quando você deseja alterar a profundidade de campo. E a prioridade do obturador, embora possa ser usada para a mesma coisa, é usada principalmente por muitos fotógrafos semiprofissionais para coisas como fotografia esportiva, onde você deseja controlar as velocidades em que o obturador abre e fecha.

De qualquer forma, depois de se sentir confortável usando as configurações de prioridade do obturador e prioridade de abertura, e você pode ver a diferença entre as fotos tiradas no modo automático e as fotos tiradas semi-manualmente, você pode passar para o modo totalmente manual. É aqui que você começa a controlar manualmente as configurações do obturador e da abertura. Depois de se acostumar com os vários mostradores e os métodos de alterá-los, pelo menos essa parte deve se tornar mais fácil quanto mais você usá-la.

A parte difícil aqui, porém, não é aprender a usar sua câmera no modo manual, mas como tirar ótimas fotos no modo manual. É por isso que, se você já está nisso há algum tempo, mesmo que não tenha ido totalmente para o modo manual, ainda será mais fácil para você pegar o jeito das coisas do que seria para um iniciante completo ou uma pessoa que está presa no modo automático. A razão para isso é porque, se você pelo menos tentou ter algum controle sobre as configurações, também tem uma ideia do que alterar nas suas fotos.

Configurações

Você saberá que, se alterar a configuração de abertura em um ponto, obterá uma imagem ligeiramente diferente, e o mesmo acontece com as velocidades do obturador. Mas se você é novo em fotografia ou em alterar as configurações, você não terá a menor ideia dos efeitos que causará alterá-las. E é aí que entra a dificuldade. Para entender e apreciar plenamente tudo que você vai precisar ter a experiência do seu lado.

Infelizmente, a experiência não vem de um manual e não é algo que você possa aprender em um piscar de olhos. Ela vem com tentativa e erro e, no caso da fotografia, você pode ver as diferenças em suas fotografias cada vez que altera uma configuração. Portanto, tirar um fim de semana de folga para aprender a usar sua câmera e se familiarizar com o modo manual não fará de você um fotógrafo mestre da noite para o dia, mas o ajudará a começar no caminho certo.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.