O problema com a maioria das fotografias de paisagem é que não há preparação suficiente para configurar a foto antes de ser tirada. Estas dicas destinam-se a dar ao fotógrafo algumas coisas em que pensar antes de disparar o obturador.
1. PROFUNDIDADE DE CAMPO
A maioria dos fotógrafos profissionais de paisagem deseja que tudo na foto esteja igualmente em foco. Isso é feito aumentando a profundidade de campo (tornando-a mais profunda).
A abertura controla a profundidade de campo. Quanto maior a configuração de abertura (por exemplo, f/16), menor será a abertura. Quanto menor a abertura, mais profunda será a profundidade de campo (embora as menores aberturas como f/22 possam causar difração). F/8 a f/16 é uma boa faixa.
2. USE UM TRIPÉ
Uma profundidade de campo maior geralmente requer que o obturador fique aberto por mais tempo para uma exposição adequada.
O menor movimento da câmera enquanto o obturador está aberto pode causar desfoque indesejado. Usar um tripé diminui muito as chances disso acontecer.
3. ENQUADRAMENTO
Todos nós temos aquelas fotos de férias ocupadas com tanto na foto que ninguém consegue dizer qual é o assunto. Isso geralmente é causado por distrações na paisagem. Essas distrações podem ser qualquer coisa, desde pessoas até prédios coloridos dominantes. Por isso, use o visor para eliminar essas distrações. Se não estiverem no seu visor, não estarão na fotografia.
4. PRIMEIRO PLANO
Muitas vezes, o primeiro plano não recebe o crédito devido na fotografia de paisagem. Ele deve ser usado para ajudar a guiar o espectador na tomada. Olhe em volta para uma paisagem que lhe interesse e veja se há algo que crie linhas naturais que conduzam à cena. O primeiro plano não deve dominar a paisagem, a menos que seja o assunto real da foto.
5. ILUMINAÇÃO
A maioria das pessoas espera por um belo dia de sol antes de pegar sua câmera e sair. Os fotógrafos que fazem isso perdem algumas grandes paisagens. As nuvens podem melhorar muito o clima de uma paisagem. Assim, as próprias nuvens também podem ser o tema da paisagem.
O entardecer e o amanhecer também são ótimos momentos para fotografar paisagens. As sombras são mais nítidas e criam mais contraste na cena. A luz pode até ter uma cor diferente e lançar um tom dourado sobre a terra. Afinal, quem não gosta de um pôr do sol?
6. PERSPECTIVA
Às vezes é possível pegar uma cena aparentemente comum e criar uma paisagem dinâmica apenas movendo-se para um local diferente. Tente mudar a perspectiva da foto. Ajoelhe-se e atire em um ângulo para cima. Suba em um terreno mais alto e derrube. Mova um pouco o horizonte ao redor do visor.
7. COMPOSIÇÃO
Use a regra dos terços sempre que possível. Isso é feito dividindo a cena mostrada no visor em 9 partes iguais (como um jogo da velha). Onde as linhas se cruzam é onde os pontos de interesse devem ser posicionados. As linhas do horizonte devem ser colocadas na linha horizontal superior ou inferior. Não se esqueça, a única coisa que aparece na fotografia é o que se vê através do visor. Portanto, faça com que essa pequena área pareça o mais interessante possível.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.