Um método muito poderoso para melhorar a composição das fotos é o uso de linhas. Usadas corretamente, elas podem aumentar significativamente o impacto das imagens e servem para afetar a composição fotográfica de duas maneiras. 

Primeiro, as linhas servem para criar um clima. Depois, conduzem o olhar através da fotografia. Ao afetar o humor, as linhas adicionam conteúdo emocional às imagens. Por isso, ao direcionar o olhar do espectador, elas mantêm a atenção do espectador focada na imagem.

Ao lidar com linhas, o assunto é dividido nos seguintes tipos:

  • Horizontal;
  • Vertical;
  • Diagonal;
  • Denteado e irregular.

MODO: HORIZONTAL NAS COMPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Linhas horizontais tendem a indicar uma sensação de homeostase (falta de mudança). Esse uso em uma imagem geralmente projeta a sensação de que uma imagem, ou parte de uma, está de alguma forma congelada em um ponto no tempo. Além disso, linhas horizontais são usadas quando um fotógrafo deseja transmitir um sentimento de atemporalidade ou falta de mudança em uma imagem. Além disso, podem servir para contrastar com partes mais dinâmicas. Exemplos podem ser encontrados em edifícios, horizontes e objetos caídos (por exemplo, árvores).

AMBIENTE: VERTICAL

Por outro lado, linhas verticais podem projetar um clima de estabilidade ou paz. Ao projetar um clima de estabilidade, eles geralmente funcionam de maneira semelhante às linhas horizontais. Isso pode transmitir uma implicação de substância ou permanência. Exemplos de linhas verticais usadas para transmitir um clima de estabilidade podem ser encontrados em formações rochosas, postes de linhas de energia e linhas verticais de edifícios.

O uso adequado de linhas verticais também pode transmitir uma impressão de paz e tranquilidade. Assim, exemplos desse uso são árvores em uma floresta envolta em neblina, velhas cercas em uma pradaria isolada e uma figura em uma praia isolada no início da manhã.

MODO: DIAGONAL

As linhas diagonais podem transmitir uma sensação de ação ou tornar uma imagem mais dinâmica. Por esta razão, as diagonais são uma ferramenta muito poderosa. Seu poder reside em sua capacidade de atrair a atenção do espectador. Os olhos do observador tendem a viajar para frente e para trás ao longo das diagonais. Linhas diagonais são formadas, não apenas de objetos como ruas ou calçadas, mas também de cores. Por exemplo, uma seção diagonal de cor pode adicionar drama a uma imagem de flor. Exemplos de diagonais são abundantes: estradas, riachos, ondas e ramos são apenas alguns exemplos de objetos utilizados de maneira diagonal nas composições fotográficas.

HUMOR: IRREGULAR E IRREGULAR

Linhas irregulares e irregulares nos levam um passo adiante no continuum de emoção e sentimento. Enquanto as diagonais nos movem para a área da dinâmica, as linhas irregulares e irregulares geralmente transmitem uma sensação de desconforto, tensão ou medo ao observador da imagem. O uso intenso de linhas irregulares e irregulares pode causar uma sensação negativa no observador (que pode ser exatamente o que o fotógrafo pretendia). 

São, por isso, as ferramentas de eleição do fotógrafo que pretende criar uma sensação de inquietude ou agitação no espectador. Exemplos encontrados nas raízes, nos dentes de um crocodilo, nos picos das montanhas e no metal retorcido de um acidente de automóvel.

GUIANDO O OLHO COM AS COMPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Por mais poderosas que as linhas ajudem a criar um clima em uma imagem, elas se tornam ainda mais poderosas quando usadas para direcionar a atenção do observador. Por isso, ao usar linhas para direcionar a atenção do espectador, duas regras acontecem. Primeiro, certifique-se de que as linhas sempre apontem para o objeto mais importante da imagem. 

Isso direcionará a atenção do observador diretamente para esse objeto. Em segundo lugar, certifique-se de que as linhas nunca apontem para fora da imagem. Assim, as linhas que apontam para fora da imagem farão com que o olho do observador saia da imagem. Isso enfraquece a imagem e pode fazer com que o espectador perca totalmente o interesse pela imagem.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.