Um dos marcadores principais da impressionante fotografia macro é a nitidez da imagem. Uma pequena trepidação da câmera, muita profundidade ou um canto fora de foco do assunto podem realmente arruinar sua foto. Você deseja obter todos os detalhes, o que requer uma compreensão avançada das configurações de sua câmera para a aplicação da técnica de bracketing. 

Iluminação frontal e traseira

A luz natural pode ser imprevisível e fugaz. É por isso que incluir um painel de LED de pequena abertura para fotos macro externas pode ajudar. Ela dá aquele impulso extra, iluminando sutilmente os assuntos, especialmente na vegetação baixa ou em áreas mais escuras. Como é portátil, você pode iluminá-lo em várias direções, o que ajuda se o objeto estiver posicionado de maneira desajeitada.

Estabilização

Outro conselho é que você sempre leve um tripé em fotos macro para reduzir a trepidação da câmera. Você pode usar para apoiar a câmera em posições incômodas, como virada para baixo. Seu tripé de fotografia macro favorito também pode inverter seu pólo central para baixo, permitindo que ele tire fotos estáveis ​​de vegetação baixa.

Bracketing de foco automático

Usar o recurso AF bracketing permite tirar várias imagens com vários pontos AF automaticamente. Esse recurso está disponível na maioria das DSLRs modernas e sem espelho. No entanto, as configurações de AF bracketing variam de acordo com a câmera, portanto, descubra mais sobre o que seu modelo pode (ou não pode) fazer.

Para usar o bracketing de AF, configure-o no menu da câmera. Além disso, certifique-se de ativar o foco automático em sua lente. Você deseja tirar o máximo de fotos possível para assuntos macro. Algumas imagens compostas requerem até 100 imagens separadas para serem criadas. Como a falta de uma área pode resultar em uma composição com pontos borrados, você também deseja definir todos os pontos AF.

Geralmente, você pode defini-los em incrementos uniformes no menu AF bracketing. Além disso, o número de fotos que a câmera tira aqui também. Esses recursos extras são particularmente úteis se você estiver usando um tripé. Com a câmera de cabeça para baixo ou de lado, é realmente difícil focar automaticamente – ou até mesmo pressionar o obturador.

Mescla de Imagens

Assim que tiver uma seleção de imagens do assunto, você precisará usar um software de edição de pós-produção para mesclá-las. Primeiro, importe suas imagens para o Lightroom, depois ajuste a iluminação de uma delas e sincronize as configurações em todo o conjunto. Em seguida, exporte as imagens como arquivos TIF para a próxima etapa.

Ao fotografar qualquer assunto, existem técnicas específicas que você pode aplicar para obter os melhores resultados. No caso de fotografia macro tirada ao ar livre, minimizar a trepidação e maximizar os detalhes é fundamental. Técnicas como mescla de imagens, luz de fundo podem elevar o nível de uma fotografia macro de forma perceptível.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.