Ame ou odeie, é aquela época do ano novamente… sim, o Natal está chegando, assim como todas as exibições mágicas de iluminação festiva. Alguns fotógrafos lutam para capturar cenas noturnas – especialmente quando as luzes brilhantes são o assunto principal.
Fotografar apenas com pouca luz apresenta muitos desafios. Por mais bonitas que sejam a olho nu, capturar com precisão as luzes de Natal cintilantes em sua câmera exige ainda mais requinte. Você não precisa apenas lidar com fundos granulados, mas também evitar iluminação exagerada.
Caso contrário, essas fotografias podem ser completamente irrecuperáveis, não importa o quanto você as edite. Você está planejando sair para filmar exibições localmente em seu bairro ou cidade? Veja algumas dicas sobre as melhores configurações de câmera para usar ao fotografar luzes de Natal.
Exemplos de configurações de câmera de luz de Natal:
- Uma sugestão é usar o modo de prioridade de abertura, tente começar com f/5.6
- ISO 400;
- Na prioridade de abertura, a câmera escolherá a velocidade do obturador;
- Balanço de branco automático.
Abertura inferior
Uma abertura de número baixo é um bom ponto de partida para cenas com pouca luz — mesmo aquelas com exibições de iluminação intensa. Para obter um efeito bokeh com profundidade de campo estreita, diminua a abertura para baixo ou para mais perto de f/2.8. Para capturar uma imagem de profundidade de campo mais profunda de uma exibição de iluminação de Natal, aumente sua abertura até f/8 ou um pouco abaixo.
Fotografar em ISO baixo
A fotografia com pouca luz pode produzir muito granulado. Por quê? Fotógrafos amadores geralmente selecionam um ISO alto para expor a imagem. No entanto, o ruído pode ser reduzido ao optar por uma configuração ISO mais baixa – idealmente, em torno de 400 ISO ou menos. Não tenha medo de aumentar o ISO se estiver obtendo resultados subexpostos, as câmeras modernas têm um desempenho cada vez melhor em configurações de ISO mais altas.
Adapte-se ao sensor
Cada câmera possui um sensor exclusivo, portanto, copiar as configurações ISO de outros fotógrafos nem sempre é a melhor ideia. Em vez disso, os profissionais recomendam que você conheça seu sensor e seus níveis de ruído. Por exemplo, o ruído do sensor de ganho duplo não é linear, geralmente caindo em 200, 400 e 800 ISO.
Aproveite a velocidade do obturador
Uma ressalva de fotografar em um ISO baixo é igualmente pouca exposição em uma imagem. Para compensar, é melhor ajustar a velocidade do obturador. Se você estiver definindo a velocidade do obturador manualmente, entre 1/8 e 1/125 geralmente é um bom ponto de partida para permitir que seu sensor absorva mais luz, mesmo com ISO baixo. Então, se você ainda estiver subexposto, diminua ainda mais a velocidade do obturador.
Exponha as luzes, não o escuro
Iluminação exagerada é o erro de fotografia noturna mais comum – e nenhuma quantidade de edição pode realmente corrigi-lo. É por isso que os fotógrafos profissionais priorizam as luzes ao selecionar suas configurações de exposição. Faça o mesmo fazendo imagens de teste até que nenhum erro de luz seja detectável no seu.
As câmeras podem se esforçar para encontrar o equilíbrio de branco correto à noite. Jogue algumas luzes de fadas, lâmpadas e LEDs, em vários tons, e você terá um passeio selvagem. Se você se esforçar para ajustar o balanço de branco como está, opte por Auto ou Tungstênio. E lembre-se, você sempre pode editar o balanço de branco mais tarde.
Mantenha o flash desligado
Usar o flash pode parecer a escolha lógica ao fotografar à noite, mas não é o melhor caminho ao capturar luzes. Seu flash pode neutralizar o brilho que emana das luzes de Natal, criando ruído adicional. Se necessário, opte por um flash fora da câmera ou uma luz de mão profissional.
Lembre-se do foco
O foco automático no escuro pode ser complicado para os olhos e o sensor da câmera, mas minimizar os pontos AF pode ajudar. Idealmente, atenha-se a um único ou pequeno grupo de pontos AF. Em seguida, aponte-os para o assunto mais brilhante em seu quadro para obter o melhor efeito. Sua câmera também poderá focar mais rápido dessa maneira. Ou use o foco manual.
Fotografar em Raw
Mesmo que você consiga capturar manualmente a foto perfeita da luz de Natal, a edição pode realmente trazer o melhor. Fotografe em RAW, assim você terá mais espaço para brincar ao editar suas imagens posteriormente.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.