Imagine isso. Você está andando do lado de fora com sua câmera quando vê uma cena absolutamente linda. Você pensa em como essa foto ficará bonita na sua parede e como só precisa fotografá-la. Há apenas uma coisa no seu caminho: a cena tem muito contraste e não há uma maneira rápida de iluminar tudo corretamente. Você ilumina o céu corretamente ou o chão/sombras? Se você soubesse fazer imagens HDR (High dynamic range ou alta faixa dinâmica), não precisaria escolher.

Uma imagem de alta faixa dinâmica (HDR) possui maior luminância, permitindo que você retrate uma quantidade maior de contraste em uma foto. Assim, ao contrário do olho humano, uma câmera não pode capturar uma diferença tão grande de contraste em um momento. Para criar um HDR, você mesclará de três a cinco imagens diferentes para criar um único HDR.

O que você vai precisar para realizar imagens HDR?

  • Uma câmera que permite alterar as configurações manualmente, de preferência uma que possa ser configurada para capturar fotos entre colchetes automaticamente;
  • Não precisa ser uma câmera reflex; qualquer modelo serve, mas precisa ser capaz de alterar as configurações;
  • Um tripé. Isso permite que você tire algumas fotos diferentes sem estragar seu quadro ou foto;
  • Software de edição de fotos.
  1. Escolha um assunto que deseja fotografar, configure o tripé e foque com sua câmera. Depois, altere suas configurações de exposição e subexposição por 4 stops.
  2. Depois de ter sua primeira fotografia, você vai querer fazer o mesmo, mas desta vez você vai subexpor 2 stops.
  3. O terceiro passo é tirar uma fotografia normal, o que significa que você não vai ter sub- ou superexposição.
  4. Na sequência, você deve fazer a mesma coisa que os passos um e dois, mas desta vez você vai superexpor duas e quatro stops. Isso lhe dará um total de cinco imagens variando em brilho.
  5. Carregue todas as imagens no seu software de edição de fotos e junte todas as fotos diferentes. Esta etapa depende de qual ferramenta você está usando. Existem muitos tutoriais por aí que explicam como mesclá-los.

Este tópico pode ficar significativamente mais complicado com várias técnicas, mas esta foi uma visão geral muito básica para você começar. 

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.