Um dos principais marcadores da fotografia macro é a nitidez da imagem. Uma pequena trepidação da câmera, muita profundidade ou um canto fora de foco do assunto podem realmente arruinar uma imagem. Para obter todos os detalhes, o que requer uma compreensão avançada das configurações da sua câmera, você pode contar com algumas dicas que o Fotop preparou no artigo de hoje. 

Luz Frontal e Traseira

Antes de tudo, a luz natural pode ser imprevisível e fugaz. Por isso, uma dica é ter um painel de LED de pequena abertura para fotos macro externas. Ela ajuda a dar aquele impulso extra, iluminando sutilmente os assuntos, especialmente na vegetação rasteira ou em áreas mais escuras. Como é portátil, você pode iluminá-lo em várias direções, o que ajuda se o assunto estiver posicionado de forma desajeitada.

Estabilização

Outro conselho é sempre levar um tripé em fotos macro para reduzir a trepidação da câmera. Você pode usar um tripé para apoiar a câmera em posições incômodas, como de frente para baixo. Assim, seu tripé de fotografia macro favorito também pode inverter seu pólo central para baixo, permitindo que ele tire fotos estáveis ​​da vegetação rasteira, exatamente onde os melhores assuntos macro, como cogumelos e flores, geralmente são encontrados. 

Neblina

Ao fazer as malas para uma sessão de fotos, um borrifador com água pode não ser seu primeiro pensamento. No entanto, ele é um suporte para fotos macro – principalmente em florestas. Névoa para simular chuva leve ou neblina, transformando fotos em algo mágico. Idealmente, borrife a garrafa sobre o assunto enquanto também a ilumina para obter os melhores resultados.

Agrupamento de Foco Automático

O uso do recurso de bracketing AF permite tirar várias imagens com vários pontos AF automaticamente. Esse recurso está disponível na maioria das DSLRs modernas e sem espelho. No entanto, as configurações de bracketing AF variam de acordo com a câmera, portanto, descubra mais sobre o que seu modelo pode (ou não) fazer.

Para usar o bracketing AF, configure-o no menu da câmera. Além disso, certifique-se de ativar o foco automático em sua lente. Você deseja tirar o máximo de fotos possível para assuntos macro. Algumas imagens compostas requerem até 100 imagens separadas para serem criadas. Assim, como a falta de uma área pode resultar em uma composição com pontos borrados, você também deseja definir todos os pontos AF.

Normalmente, você pode defini-los em incrementos uniformes no menu de bracketing AF. Além disso, o número de fotos que a câmera tira aqui também. Esses recursos extras são particularmente úteis se você estiver usando um tripé. Com sua câmera de cabeça para baixo ou de lado, é muito difícil focar automaticamente – ou até mesmo pressionar o obturador!

Ao fotografar qualquer assunto, existem técnicas específicas que você pode aplicar para obter os melhores resultados. No caso de fotografia macro tirada ao ar livre, minimizar a trepidação e maximizar os detalhes é fundamental. Técnicas como empilhamento de imagens, luz de fundo e até mesmo a nebulização podem aumentar visivelmente o nível de uma fotografia macro.

Quer trabalhar com fotografia?

Por fim, se você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.